Lhuana Fernandes em cena com a peça “Saltimbancos”

Campo Verde, ao longo dos últimos 20 anos, tem se destacado na formação de atores graças ao trabalho desenvolvido pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Nesse período, vários nomes ganharam destaque no cenário das artes cênicas regional, estadual e nacional, como Dani Sardinha, atriz de teatro, e Osmar Silveira, ator com participação em novelas da Rede Record e da Rede Globo, além de atuar em musicais como “Cazuza”.

Também devem ser destacadas as cantoras Kaliny Rodrigues, que participou de uma das edições do The Voyce Kids, e as irmãs Júlia e Rafaela, que hoje brilham no Brasil como uma das mais afinadas duplas sertanejas, com shows realizados por todo o país, e que também começaram no Departamento de Cultura.

E do universo de onde saíram esses talentos, começa a brilhar agora uma nova estrela: Lhuana Werusca Campos Fernandes, que integra a Companhia On Brodway, de Cuiabá, e que está em cartaz nos palcos da capital com o musical “Saltimbancos”, um clássico da literatura infantil adaptado para o teatro.

Filha de tradicional família campo-verdense, Lhuana Fernandes iniciou no teatro no Departamento de Cultura de Campo Verde, com a ex-diretora Elair Xavier e com o professor de música Edson Pereira Ribeiro.

Suas primeiras apresentações foram com o Grupo Raio de Luz. “Comecei no coral. Não me lembro exatamente a data. Fiz muitas apresentações até entrar para o grupo de teatro”, recorda a atriz. O Grupo Raio de Luz fez história e sucesso na cena teatral de Mato Grosso no início dos anos 2000, tendo se apresentado em várias cidades e conquistado prêmios importantes.

“Sou do tempo do Creosmar (Osmar Silveira, da Alaine (Zanella), da Sasha (Zwicker), da Dani Sardinha”, lembra. “Esse pessoal era mais velho, então cuidavam de mim. Eu dava muito trabalho”, completa, soltando uma sonora gargalhada.

Entre as boas lembranças daquela época, Lhuana recorda de uma passagem que a levou as lágrimas. “Lembro de ter chorado muito quando fomos nos apresentar em um festival em Cuiabá. Eu tinha uma cena de dança e não me recordo bem o porquê, tiraram a dança. Eu fiquei muito chateada”, conta.

E assim, entre alegrias, algumas frustrações, e conquistas, a vida foi seguindo. Em 2009, Lhuana mudou-se para Cuiabá para cursar a faculdade de Enfermagem, conciliando os estudos com trabalho. Nessa época, o desejo de ir para São Paulo ou para o Rio de Janeiro cursar teatro deu lugar à rotina acadêmica.

Mas quem nasce para o palco, é impossível ficar longe dele. E novamente Lhuana voltou à cena. “A vida seguiu seu próprio rumo e hoje faço parte da Companhia On Brodway, na qual fui muito bem recebida”, afirma.

Dedicada, sempre que pode ela participa de cursos para se aperfeiçoar ainda mais nos palcos. Assistir a grandes espetáculos em grandes centros, como São Paulo, também faz parte da sua formação como atriz.

Para o futuro, a jovem atriz não faz planos. Prefere, como ela gosta de dizer, deixar que a vida continue tomando seus próprios caminhos, mas sem perder a ligação com o passado, onde tudo começou. “Sempre darei o melhor de mim”, ressalta. “Não sei se serei uma atriz renomada, mas sei que sou atriz com muito amor e sempre vou levar o nome da minha companhia Raio de Luz comigo”, afirma. E que sua luz e sua estrela continuem brilhando, Lhuana!