Saúde promove ações sobre aleitamento materno no “Agosto Dourado”

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê, que deve ser amamentado pela mãe até pelo menos os seis meses de vida. O aleitamento materno, além de fundamental para as crianças, é importante para as mães, colaborando com a prevenção de doenças.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), “Enquanto o bebê suga o leite, o movimento promove uma espécie de esfoliação do tecido mamário. Assim, se houver células agredidas, elas são eliminadas e renovadas. Quando termina a lactação, várias células se autodestroem, dentre elas algumas que poderiam ter lesões no material genético”.

Outro benefício apontado pelo INCA é que “as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer caem durante o período de aleitamento”.

E para incentivar essa prática, o Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf), da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma série de ações dentro da campanha “Agosto Dourado”, que visa estimular o aleitamento materno.

As atividades começaram no dia 1º e vão até o dia 29. Entre as ações estão as “rodas de conversas”, que serão realizadas nas salas de espera das unidades de saúde com a participação de uma equipe multidisciplinar formada por fonoaudióloga, nutricionista, assistente social e educador físico.

O NASF promoverá também, dentro das ações do “Agosto Dourado”, uma campanha de arrecadação de potes de vidros para armazenamento de leite materno. Os frascos, que devem ser levados até às Unidades de Saúde do Município pelos doadores, serão repassados ao Banco de Leite Humano de Rondonópolis.

Durante o Festival da Canção Campo-verdense, o NASF, juntamente com as equipes da Atenção Básica estarão presentes com o espaço “Entre e Amamente”, onde as mães poderão amamentar os bebês e receber informações sobre o aleitamento materno. O espaço funcionará no dia 10 de agosto, das 19h00 às 23h00.

No dia 24 de agosto as equipes do NASF estarão na Feira Livre Municipal, levando orientação e tirando dúvidas sobre a amamentação entre 7h00 e 11h00. Nas Unidades de Saúde, as ações serão conforme o cronograma abaixo:

Dia 8: das 8h00 às 10h00 nos PSF´s Recanto do Bosque e Jupiara

Dia 8: das 14h00 às 16h00 no PSF São Lourenço

Dia 22: das 8h00 às 10h00 no PSF Estação da Luz

Dia 22: das 14h00 às 16h00 no PSF Jardim América

Dia 29: das 8h00 às 10h00 no PSF Olímpia Stecanella Macarini

Dia 29: das 14h00 às 16h00 no PSF Odemir Eckert (Araras).

Categorias: Noticias, Saúde