Por mês, a coleta seletiva recolhe entre 50 e 60 toneladas de recicláveis que são separados no Aterro Sanitário do Município

Implantada em 2011, a coleta seletiva em Campo Verde tem apresentado ao longo desses 8 anos uma evolução crescente no resultado, seja em quantidade de material reciclável recolhido, seja na preservação do meio ambiente.

E para melhorar ainda mais esse importante serviço prestado à população – e à natureza, a Administração Municipal vai ampliar a frota de veículos que fazem a coleta dos materiais recicláveis, com a locação de mais um caminhão.

Com essa medida, o recolhimento, que é feito pela Cooperativa de Trabalho e Manejo de Resíduos Sólidos (Cootramar) passará a ser realizado por três caminhões, tornando o serviço mais eficiente. A previsão é que dentro de 30 dias o processo licitatório para a locação do novo caminhão seja concluído.

Coordenador do Aterro Sanitário Municipal, o agrônomo Airton Cervieri explicou que atualmente existem 6 rotas de coleta, porém, segundo ele, a quantidade de material recolhido aumentou significativamente após a inauguração do aterro, em julho de 2018, e também à maior conscientização da população, o que levou à necessidade de mais um caminhão para a realização da coleta.

De acordo com Cervieri, a média de resíduos sólidos que são coletados mensalmente pela Cootramar varia entre 50 a 60 toneladas. De julho do ano passado até agora, conforme os dados apresentados pelo coordenador, foram separadas 251,5 toneladas de materiais recicláveis no aterro sanitário, resultado considerado ótimo por ele. “Ainda há muito rejeito”, frisou.

Rejeito, explicou Cervieri, é todo o resíduo orgânico que chega até o aterro e também os materiais que não podem ou não estão sendo reciclados. Como exemplo ele citou papel laminado e vidro, entre outros.

A quantidade de rejeitos que é coletada com os recicláveis, ainda é um problema que precisa ser equacionado com uma melhora na separação feita pelos moradores.