Um grupo de alunos do terceiro ano do curso Técnico em Logística da Escola Estadual Ulisses Guimarães, acompanhado pelas professora Rúbia Garibotti e Cristina Boeing, visitou hoje (19) o Paço Municipal Prefeito Onescimo Prati.

Durante a visita os estudantes participaram de uma palestra com a secretária municipal de Fazenda, Patrícia Alves da Silva, onde puderam conhecer melhor a estrutura e o funcionamento da pasta responsável pela arrecadação do Município.

Conforme explicou a professora Rúbia Garibotti, a visita faz parte da disciplina Legislação Tributária, que compõe a grade curricular do curso. A visita, segundo ela, serviu para que os estudantes pudessem observar, de forma prática, os conteúdos repassados em sala de aula.

“Nós, enquanto Escola Ulisses Guimarães, passamos a parte teórica. Então, quando o setor público ou privado abre essa oportunidade de uma visita técnica para eles virem, ver e aprender o que é a prática dentro do nosso Município, isso contribui com o aprendizado deles [que estarão] bem mais preparados, [pois] tem a parte teórica e a parte prática”, destacou Rúbia.

Aluno do curso Matheus Gonçalves Mello também destacou a importância da visita. “É conhecimento! A gente pôde ver na íntegra como funciona a fiscalização e entender como somos como contribuintes, como são arrecadados os nossos impostos e a gestão deles”, disse.

A secretária Patrícia enalteceu a iniciativa da Escola em proporcionar a visita aos alunos e ressaltou que, dessa forma, eles puderam ter conhecimento sobre o processo de arrecadação feito pelo Município e a destinação dada a esses recursos.

Durante a palestra, que durou cerca de 40 minutos, Patrícia explicou que o principal objetivo da arrecadação é manter os serviços públicos para a população. “Nós ficamos surpresos e felizes pela oportunidade que tivemos em poder falar aos alunos sobre a arrecadação e sua função social”, frisou ela. “Isso foi uma oportunidade ímpar para nós! Estamos felizes e esperamos também levar isso para outras escolas”, completou.

A secretária destacou ainda que iniciativas como a da Escola Estadual Ulisses Guimarães ajudam a formar cidadãos mais conscientes de seus direitos e também de seus deveres. “Nós temos certeza que os alunos que ouviram a palestra hoje entenderam a função social do tributo e se portarão de forma diferente. O conhecimento gera isso: a transformação”, disse.

Após a palestra os alunos foram recepcionados pelo chefe de Gabinete Aparecido Rudnick e puderam conhecer o gabinete do prefeito Fábio Schroeter, além dos outros setores e secretarias que funcionam no Paço Municipal.

Nesta terça-feira (20), conforme informou a professora Rúbia Garibotti, será a vez dos alunos do segundo ano do curso Técnico em Logística visitarem o Paço Municipal. “Queremos, em nome da Escola e em nome dos alunos, agradecer a Administração Municipal por essa oportunidade”, disse a educadora.