O prefeito Fábio Schroeter participou na tarde de quarta-feira (14) da abertura oficial da Semana Nacional de Museus. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o evento está na sua 17ª edição. Em Campo Verde, vem sendo realizado há oito anos consecutivos.

De acordo com o prefeito Fábio, que esteve acompanhado da primeira dama e secretária municipal de Assistência Social Rosilene Sanguini Schroeter, e também pela secretária municipal de Fazenda, Patrícia Alves da Silva, a Semana de Museus contribui para que as crianças, foco principal do evento, possam ter acesso à história de Campo Verde.

“O fato de nós termos esse museu nos proporciona trazer a criança até aqui e que ela possa conhecer a história do marechal Rondon, a história dos nossos colonizadores, dos nossos pioneiros”, observou o prefeito.

Fábio destacou que, embora o Município conte apenas 30 anos desde sua emancipação político-administrativa, tem sua história de colonização iniciada em 1886 com a chegada das famílias Borges e Fernandes, vindas do triângulo mineiro.

“É importante que as crianças entendam como aconteceu todo esse progresso, que elas saibam de onde veio campo Verde, como começou e que não chegamos aonde estamos hoje por acaso, muitas pessoas trabalharam muito, trabalharam duro e construíram essa cidade. É importante a criança entender isso: que nada acontece por acaso. É preciso muito esforço, muita dedicação de cada um e que ela tem a sua contribuição a dar para o nosso município”, disse Fábio.

Durante a abertura da Semana Nacional de Museus, o Grupo Raio de Luz, do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, encenou a peça “Dos Índios ao Algodão”. Escrita por Elair Xavier e adaptada pelo ator e diretor Charles Pierre, a peça conta a história da região desde antes dos primeiros colonizadores até a chegada dos sulistas, na década de 1960.

Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Altair Donizete Restani também destacou a importância do Museu para a preservação da história local e a participação das crianças e da comunidade.

“É uma conquista para uma cidade pequena, valorizar o seu início. É muito importante. E nós estamos trazendo as crianças para o Museu, apresentando um pouco da história do município, apresentando a história do desbravamento através do marechal Candido Rondon e também da história atual”, disse ele.

Ele também lembrou que um projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico foi premiado pelo IBRAM com o valor de R$ 50 mil, o que proporcionou a reforma do prédio, a compra de novos móveis e a organização do acervo. Com o uso da tecnologia QR Cold, o visitante pode obter informações sobra a peça, como a qual período ela pertence e quem a doou.

A Semana de Museus será encerrada na próxima sexta-feira (17). Até estão programadas várias visitas de estudantes das escolas públicas e particulares de Campo Verde. Moradores também podem aproveitar o evento para conhecer um pouco mais da história da cidade.