Criada em 2013, a Escola de Música de Campo Verde, por meio de uma parceria com o Instituto Ciranda, de Cuiabá, atende atualmente 380 alunos com idade a partir de seis anos, com aulas gratuitas de musicalização infantil, canto coral adulto e infantil, instrumentos de sobro (foto), percussão e cordas.

Nesses quase seis anos desde a sua criação, a Escola de Música de Campo Verde, que é responsável pela Orquestra Sinfônica Jovem, tem apresentado, de acordo com o coordenador André Reges, excelentes resultados. Prova disso foram as apresentações feitas em Cuiabá, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros e os concertos e cantatas de Natal realizados em Campo Verde, que atraíram grandes públicos.

Além do lado artístico, a Escola de Música tem importante papel na inclusão social e na formação profissional dos alunos. Desde sua criação, músicos formados pela Escola já se apresentaram com outras orquestras de Mato Grosso e acompanharam artistas de renome nacional, como Ivan Lins. Outros, como o multi-instrumentista Wander Júnior e os músicos Mauri Igor e Jorge Leonardo tornaram-se professores da própria escola.

Desde o final do ano passado, a Escola vive uma nova fase. A parceria que havia com o Projeto Ciranda foi desfeita e a instituição passou a caminhar com as próprias pernas, com orçamento e gestão próprios, comandados pelo Instituto “Germinando Sons”, o que confere mais autonomia.

“Desde o ano passado estamos captando recursos por meio de doações para dedução no Imposto de Renda, os pais estão contribuindo, temos contribuições de empresas e temos também um termo de cooperação com a Prefeitura”, informou o diretor André Reges (foto).

Essa autonomia, de acordo com Reges, vai fazer com que a escola amplie o atendimento, levando as aulas – que hoje são ministradas apenas na sede, localizada no centro de cidade, para os bairros. “Vamos criar um polo no Centro Social do Jupiara e outro na Escola Estadual Ledy Anita Brescancim”, informou.

Sobre o autor