O consultor e professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Paulo Ramalho, esteve em Campo Verde no início desta semana, onde desenvolveu trabalho de consultoria e avaliação de resultados com as equipes gestoras do Plano de Desenvolvimento Integrado Institucional (PDI), desenvolvido pelo Tribunal de Contas.

O foco da visita, que fortalece o desenvolvimento do PDI, foi o Projeto 1, que trabalha o apoio ao Planejamento Estratégico, e o Projeto 2 que visa incentivar o Acesso à Informação e à Consciência Cidadã.

De acordo com o consultor, as práticas contidas nos dois Projetos vão permitir que a Administração Municipal possa elaborar com mais eficiências as ações a serem realizados, o que de fato, segundo Paulo Ramalho, já está acontecendo.

O consultor destacou que Campo Verde está entre os cinco melhores municípios avaliados entre os 23 que aderiram ao PDI. Ele ressaltou que das metas elencadas 87% já apresentaram conformidade, o que coloca o Município como referência para Mato Grosso quando o assunto é planejamento estratégico.

Já o Projeto II – Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã, busca a participação efetiva da população por meio dos Conselhos Municipais na indicação das demandas do Município, o que, segundo ele, contribuiu para o bom desempenho das políticas públicas.

Simoni Borges, secretária municipal de Planejamento destacou o trabalho de assessoria realizado pelo Tribunal de Contas e pela UFMT e ressaltou que ele contribui efetivamente para o planejamento e execução das metas com eficiência.

“A partir desse trabalho é possível avaliar e traçar desafios das ações propostas no Projeto 1 e no Projeto 2. O objetivo é garantir que as políticas públicas integrem os conselhos com ações a serem executadas pelos mesmo”, observou a secretária.

Categorias: Planejamento

Sobre o autor