Uma grande festa. Assim pode ser definida a comemoração dos 30 anos de emancipação político-administrativa de Campo Verde que começou na terça-feira (3) com show da dupla Mayck e Lyan que reuniu cerca de 8 mil pessoas, e queima de fogos na Avenida Brasil.

Na quarta-feira (4), os pontos altos foram a exibição da Esquadrilha Aérea da EJ Escola de Aviação Civil, que se apresentou gratuitamente, e o desfile temático organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que contou com a participação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e das escolas municipais, estaduais, federal e particulares; clubes de serviços, Departamento de Cultura e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais, além do vice-prefeito Milton Garbugio, que representou o prefeito Fábio Schroeter, prestigiaram o desfile temático que contou a história de Campo Verde desde os índios bororo até dias atuais. Mais de 1,2 mil alunos desfilaram ao som da Fanfarra Ranulpho Paes de Barros, de Cuiabá, das fanfarras do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso e dos Clubes dos Desbravadores e dos Aventureiros Estrelinhas, da Igreja Adventista do 7º Dia.

Seguindo uma ordem cronológica, o desfile trouxe temas como os índios bororo – primeiros habitantes do Vale do São Lourenço; a chegada das famílias Borges e Fernandes, os nordestinos da Ponte Alta, a construção da estação telegráfica do Capim Branco por Rondon, a passagem da Coluna Prestes, a chegada dos sulistas na década de 1960, a criação dos loteamentos Jupiara e Campo Real, o processo de emancipação, o agronegócio e a agricultura familiar.

Com carros ricamente decorados de acordo como o tema, as escolas deram show de criatividade e originalidade, contando através das alegorias, toda a história do Município desde os índios até os dias atuais.

Os carros, além dos fatos históricos, retrataram também os aspectos econômicos, as belezas naturais e as características urbanas de Campo Verde. Um bolo com três metros de altura simbolizou o aniversário do Município e crianças dos centros educacionais e das creches simbolizaram a esperança no futuro. Um público estimado em mais de 7 mil pessoas assistiu ao desfile.