Um grupo de servidores da Administração Municipal de Campo Verde participou nesta quarta (13) e quinta-feira (14) de uma capacitação sobre compras para a alimentação escolar, ministrada pelo consultor do SEBRAE Luiz Pivovar. O foco do treinamento foram as chamadas públicas.

Gerente de Agricultura Familiar, José de Lima é um dos servidores que participou do treinamento. “Eu estou encantado com essa capacitação, é diferenciada e muito atrativa”, disse Lima.

Um dos objetivos da capacitação foi o de fomentar a aquisição de produtos da agricultura familiar pelo Município através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e criar para os pequenos produtores um novo canal de comercialização.

Outro objetivo, de acordo com Pivovar, teve a ver com a qualidade da alimentação servida à clientela escolar. “É preciso fomentar a prática da alimentação saudável”, destacou o consultor. “É preciso tornar o Programa Nacional de Alimentação Escolar em uma política pública de desenvolvimento educacional. Criança com fome não aprende”, ressaltou.

Anualmente, Campo Verde recebe através do PNDE R$ 500 mil para aquisição de merenda escolar. 30% desse valor deve ser investido na compra de produtos da agricultura familiar.

Uma das formas para que esse percentual possa ser alcançado é quebrar certos paradigmas, como por exemplo, o de que vender para o Poder Público é burocrático.  “Para vender para a merenda escolar o produtor só precisa apresentar a cópia do Extrato da DAP, cópia do CPF, declaração de produção dos alimentos e projeto de venda dos produtos”, explicou Pivovar.

Em Campo Verde existem cerca de 1,5 mil agricultores familiares em 7 assentamentos da reforma agrária. O município é referência na produção de produtos hortifrutigranjeiros.

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