A Secretaria de Obras e Viação de Campo Verde iniciou hoje (2) os testes com a nova usina de lama asfáltica adquirida pelo Município. A regulagem do maquinário está sendo feita no bairro Chácara das Uvas, onde serão aplicados 37 mil metros quadrados do material.

Como a usina ainda está em fase de testes e acertos, a aplicação da lama asfáltica foi feita em apenas duas ruas. “Na hora que estiver regulada, nós vamos tapar alguns buracos que tem em três ruas que estão com bastante defeito e aí vamos dar início efetivamente. E só vamos parar na hora que terminar”, informou.

Ao todo serão investidos cerca de R$ 90 mil de recursos próprios na recuperação das ruas do Chácara das Uvas. Na sequência, conforme informou Teruel, será feita a aplicação de lama asfáltica entre as avenidas Goiás e Brasil.

A lama asfáltica, conforme explicou o prefeito Fábio Schroeter, apresenta uma ótima relação custo-benefício porque, além do preço reduzido do metro quadrado aplicado, prolonga a vida útil da capa asfáltica em pelo menos 3 anos.

O prefeito lembrou que as fortes chuvas desse ano causaram muitos danos à malha viária urbana. “Tempo de chuva é problema. É estrada, é o asfalto na cidade, que já não tem uma malha viária das melhores. Então, quando as chuvas se intensificam não tem o que aguenta, começa a estourar tudo mesmo”, observou.

Conforme enfatizou o prefeito, os trabalhos de recuperação estão sendo iniciados com a aplicação da lama asfáltica e operações tapa-buracos. Ele ressaltou que a manutenção feita durante o período de chuva, devido à umidade, tem pouca duração e não apresenta um resultado efetivo.

“A gente faz a operação tapa-buraco na chuva, mas na verdade fica-se fazendo e refazendo porque não aguenta, não suporta. Perde-se muito serviço, muito material e não fica bom”, disse.

Como a lama asfáltica impermeabiliza a camada asfáltica evitando a infiltração da água da chuva, a aquisição da usina proporcionará também mais qualidade ao pavimento. “Por isso que a gente fez esse investimento. A gente pretende, dentro das nossas possibilidades e aos poucos, impermeabilizar toda a malha viária [urbana] do nosso município. Onde tem pavimentação, principalmente onde a pavimentação já está com um grau mais adiantado de desgaste, nós queremos fazer toda uma capa para dar uma sobrevida grande nessa malha viária”, disse ele.

Fábio também destacou a economia que o investimento feito pela Administração Municipal na compra da usina de lama asfáltica vai proporcionar. “É um custo muito baixo. Essa lama asfáltica executada por nós mesmos fica muito barato. É um ótimo investimento e reflete a nossa gestão, porque a gente pensa nisso: aplicar bem os recursos públicos e ter o melhor retorno, a melhor relação custo-benefício”, frisou.

Categorias: Obras e Viação