Implantado em 2013, o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) desenvolvido pela Prefeitura de Campo Verde é modelo para os municípios de Mato Grosso e também para administrações de outros estados.

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado é uma ação do Tribunal de Contas, composto por seis Projetos. Campo Verde aderiu a cinco: Planejamento Estratégico, Cultura da Transparência e do Controle Social, Orientação Por Meio de Cursos Presenciais e à Distância, Controle Gerencial Utilizado o Sistema Geo-Obras e Modernização Institucional.

Em 2016, Campo Verde apresentou o melhor grau de maturidade entre os 24 municípios que aderiram ao PDI em Mato Grosso, sendo por isso, case de sucesso no estado. “Os resultados, a base de planejamento e essa parceria com o Tribunal de Contas têm dado muito certo”, afirmou o consultor do TCE/MT, José Marcelo Perez. “Isso chamou a atenção do Tribunal de Contas do Espírito Santo e o Município, como ‘case’ de sucesso, é referência nesse nosso trabalho”, completou.

Na última sexta-feira (20), Leanderson Cordeiro, diretor de Governação do TCE/ES, e Fabiano Valle Barros, diretor geral da Corte de Contas Capixaba, estiveram em Campo Verde, onde puderam conhecer o Município, os métodos, a gestão do Município e os seus resultados.

Para o diretor geral do TCE/ES, o trabalho desenvolvido por Campo Verde no PDI demostra que é possível fazer gestão pública de maneira eficiente. “Nós, lá do Tribunal de Contas, conhecemos esse projeto do PDI do Tribunal de Contas do Mato Grosso e fomos convidados para vir a Campo Verde e ver ‘in loco’ o crescimento, desde a implantação desse Programa, dentro aqui da cidade”, disse Fabiano Valle Barros. “Campo Verde está de parabéns”, completou.

Barros destacou o trabalho feito pelo prefeito Fábio Schroeter no incentivo ao desenvolvimento do PDI e também a participação dos servidores do Município, que na avaliação dele, querem deixar um legado. “Planejando as ações futuras a gente pode entregar melhores resultados à sociedade”, disse ele.

Para o prefeito Fábio Schroeter, a vinda dos técnicos dos TCE/ES representa um ponto favorável para o Município por ter aderido ao PDI. “Não resta dúvida. Está demonstrando para a sociedade que está dando resultado”, disse o prefeito. “Esse Planejamento Estratégico que nós temos elaborado, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, tem dado grandes resultados graças ao trabalho feito pelos nossos servidores”, completou.

Fábio ressaltou que o planejamento permite que os recursos do Município, próprios ou de convênios, sejam melhor aplicados. “O recurso é pouco”, ressaltou. “Mas bem planejado você consegue ter muito mais eficiência na aplicação”, salientou.

Para o prefeito, um dos grandes desafios para as gestões é implantar a cultura do planejamento na administração pública. “E aqui em Campo Verde – e a gente parabeniza também o Tribunal de Contas por ter essa visão – nós temos conseguido fazer isso”, completou.

Após se reunirem com o prefeito Fábio Schroeter, com a secretária de Planejamento Simoni Borges, com a controladora Lislaine Laurindo e com servidores que atuam no PDI, os técnicos do TCE/ES conheceram a Centro Educacional Paulo Freire, onde conheceram as instalações e a forma de ensino.

Categorias: Planejamento