O brasileiro, salvo raras exceções, não é muito apegado à leitura. Como forma de quebrar esse paradigma a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Campo Verde está realizando a 1ª Feira Literária, que acontece até amanhã (25) em um espaço montado na Praça João Paulo II. O horário de funcionamento é das 9h00 às 21h00 sem intervalo.

Secretária municipal de Educação e Cultura, Andrea Schroeter frisou que a Feira Literária é uma importante ferramenta para incentivar e despertar nas crianças, adolescentes, jovens e adultos o gosto pela leitura e pela escrita, que são fundamentais para a formação intelectual.

“Todo o cidadão que lê consegue raciocinar de maneira mais clara, ele consegue discernir melhor a realidade na qual ele vive, além de levar a criança, o adulto, ao mundo da imaginação”, disse ela.

O prefeito Fábio Schroeter também participou da cerimônia de abertura da Feira Literária na manhã de hoje e destacou o trabalho feito pela Secretaria Municipal de Educação. “A escola tem obrigação de educar, de ensinar. E aqui em Campo Verde nós fazemos isso cada vez melhor. E esta Feira vem incentivar, vem instigar os nossos alunos a lerem mais”, disse ele.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Moisés Polito também ressaltou a importância da Feira Literária no incentivo à leitura. “Nós só vamos evoluir enquanto nação quando valorizarmos o conhecimento. Esse momento é para tirar a criança da sala de aula e colocá-la em contato com a leitura, com arte”, disse.

A 1ª Feira Literária conta com a participação de duas livrarias que estão comercializando seus livros no local. Tem também estão presentes escritores de Campo Verde, que estão expondo e comercializando seus trabalhos.

Um deles é Luiz Pinto Ribeiro, que já tem vários livros publicados. “Essa Feira Literária é de suma importância para a divulgação da cultura local e para destacar aquilo que é feito no município de Campo Verde e que muitas vezes passa despercebido”, comentou. Durante a Feira Literária haverá apresentações artísticas, troca de livros e contação de histórias.