Nos últimos meses tem sido registrado um crescente aumento no número de pessoas em situação de rua em Campo Verde. Grande parte desse público é de outras localidades e está apenas de passagem pela cidade, onde permanece por alguns dias vivendo em calçadas, praças ou construções abandonadas e pedindo dinheiro à população.

Apesar das abordagens sociais realizadas frequentemente pelo Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) da Secretaria Municipal de Assistência Social, a presença de pessoas em situação de rua tem provocado queixas por parte dos moradores de Campo Verde.

Para tentar mudar essa situação, a Secretaria de Assistência Social e o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) lançam no mês de abril a campanha “Não dê esmola, promova cidadania”, que tem por objetivo conscientizar a população a não dar esmola à quem está em situação de rua.

“Dar dinheiro para quem está em situação de rua só faz com eles se sintam incentivados a permanecer nas ruas”, observa o coordenador de Vigilância Socioassistencial do CREAS Luiz Ricardo de Souza.

Durante a campanha, que será permanente, serão distribuídos panfletos com orientação à população e veiculados anúncios em rádio, televisão, jornal e nas mídias sociais. “Nossa proposta é orientar quem deseja ajudar as pessoas em situação de rua a ligar para Serviço de Abordagem Social assim que se deparar com alguma situação de mendicância”, completou.  O telefone do CREAS é o (66) 3419-2304.

Souza explicou que o CREAS, durante as abordagens sociais, providencia o encaminhamento das pessoas em situação de rua para retornarem às suas cidades de origens ou outro destino, ou ainda o encaminhamento para centro de recuperação.

Categorias: Assistência Social