Durante uma reunião realizada na tarde de hoje e que contou com a participação da cúpula local da Polícia Militar, do prefeito Fábio Schroeter, do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo Altair Donizete Restani, e de comerciantes, foram debatidas algumas propostas para melhorar a segurança pública em Campo Verde.

Uma das propostas apresentadas foi a construção de um novo quartel na região central da cidade. Maior e melhor localizado, a obra, de acordo com o comandante local da Polícia Militar, tenente-coronel Ademar Correa da Costa, seria um grande passo para que a 8ª Companhia Independente fosse elevada a batalhão.

Com isso, de acordo com o militar, o efetivo local seria aumentado em pelo menos mais 20 homens. O aumento do efetivo, mesmo sem a elevação de Companhia a Batalhão, foi outra sugestão apresentada. Nos últimos meses Campo Verde perdeu 6 PM´s, saindo de um contingente de 42 policiais para 36, quando o necessário seriam 109.

Apesar da redução do efetivo, o comando da PM em Campo Verde destacou que o policiamento ostensivo foi mantido e apresentou um resumo das ações realizadas no mês de fevereiro. “Fizemos mais de 10 apreensões de arma de fogo, apreendemos drogas e fizemos muitas abordagens”, destacou o tenente-coronel Ademar.

O comandante enfatizou que a PM em Campo Verde realiza um bom trabalho, mas que não é possível garantir que não serão registradas ocorrências de furtos e outros delitos. “Nós não temos condições de falar que as casas dos senhores não serão assaltadas”, disse ele. “Só como nossas ações não tem como evitar”, completou.

O prefeito Fábio Schroeter, mais uma vez, elencou as ações realizadas pela Administração Municipal com foco na melhoria da segurança pública, como o sistema de vídeo-monitoramento, que custa em torno de R$ 20 mil para o Município, e a criação da Função Delegada, que vai permitir à Prefeitura contratar PM´s, policiais civis e bombeiros para atuarem nos períodos de folga.

Fábio informou novamente que será licitada nos próximos dias a construção de um portal com guarita na MT-140, que liga Campo Verde à Chapada dos Guimarães, e que será licitada também a construção de uma casa e um alojamento para os policiais, obras que serão executadas com recursos municipais. A casa e o alojamento fazem parte do projeto da Vila Militar.

Nesta sexta-feira (16) o prefeito e representantes do comércio local se reunirão com o secretário da Casa Civil do Governo Max Russi e com o secretário estadual de Segurança Pública Ricardo Garcia, onde as propostas debatidas na reunião de hoje serão apresentadas.

Categorias: Gabinete