Secretário visita hidroponia no Santo Antônio da Fartura




Além de participar da entrega de um micro trator e de equipamentos aos pequenos produtores, o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, visitou a propriedade do pequeno produtor José Aparecido dos Santos, o “Zé Trator”, onde são cultivadas verduras pelo sistema de hidroponia.

São cerca de dois hectares, onde as plantas não têm contato com o solo e todos os nutrientes são fornecidos por meio da água. Toda a área é coberta com telas de malhas superfinas, os chamados sombrites, para garantir a temperatura adequada.

Morando no Assentamento Santo Antônio da Fartura, desde sua criação, em 1999, “Zé do Trator” investiu este ano, mais de R$ 300 mil, na construção de três estufas automatizadas, onde cultiva rúcula, alface e espinafre.

Na propriedade são gerados 14 empregos. Além do salário e do registro em carteiras, os trabalhadores têm direito a alojamento e alimentação. Sem revelar quanto fatura, “Zé do Trator” mostra com orgulho a casa com quase 300 metros quadrados que está construindo e que terá até piscina.

A estrutura da pequena propriedade, que no total tem 5 hectares, contando com área de reserva, impressionou o secretário Suelme Fernandes. “Tá de parabéns o ‘Zé do Trator’. É um exemplo de produtor que fez acontecer”, disse ele. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)