A Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SEAF), sob Suelme Fernandes e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente (SEDAM), sob Gessy Matheus Ventura, entregaram no último sábado, um micro trator, uma encanteiradeira, um sulcador, uma roçadeira e uma carreta à Associação dos Moradores e Produtores Rurais do Assentamento Santo Antônio da Fartura (Coopersaf).

A entrega contou com a presença do chefe de Gabinete da Prefeitura de Campo Verde, Aparecido Rudnick, que representou o prefeito Fábio Schroeter. Os equipamentos foram adquiridos pelo Governo do Estado e repassados em forma de comodato à Associação, presidida pelo pequeno produtor Paulo Galvão.

Para Suelme o micro trator e os equipamentos vão representar uma grande ajuda aos produtores de hortaliças e legumes do Santo Antônio da Fartura. “Aqui é um local que orgulha o estado de Mato Grosso pela sua pujança, pelo seu crescimento e pelo seu potencial produtivo, então é uma pequena contribuição do Estado, mas que com certeza vai gerar muito mais desenvolvimento aqui na comunidade”, disse.

O secretário destacou também a importância do apoio ao pequeno produtor oferecido pelo Governo do Estado. “O governador Pedro Taques tem pedido para que a gente possa estar ‘na ponta’, fazendo as entregas formais, e poder garantir que esse equipamento vai ser realmente utilizado para sua finalidade, que é gerar emprego e desenvolvimento na zona rural do Estado de Mato Grosso”, disse.

Para o chefe de Gabinete da Prefeitura de Campo Verde, Aparecido Rudnick, a entrega dos equipamentos é o resultado da interação entre a Administração Municipal com o Governo de Mato Grosso. “A gente quer, e nome do prefeito Fábio (Schroeter), agradecer essa parceria”, disse ele. “Essa máquina já está trabalhando e vai atender uma gama de pequenos produtores para que nós consigamos, realmente, cada vez mais, fazer o processo de desenvolvimento e fazer com que o homem do campo fique, realmente, fixo aqui no campo”, frisou.

Na visão do secretário municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Gessy Matheus Ventura, o repasse dos equipamentos retrata o apoio da Prefeitura de Campo Verde e do Governo do Estado ao pequeno produtor. “Isso para nós, que estamos na administração pública, é uma coisa muito importante porque a gente sempre quer trabalhar em favor dos pequenos. E o (prefeito) Fábio sempre deixou claro que ele quer apoiar os pequenos produtores do município”, disse.

Gessy destacou também a alta produtividade registrada no Assentamento. Com o repasse, segundo ele, os assentados poderão aumentar ainda mais a produção de hortifrutigranjeiros. “Isso é uma ‘mão na roda’. É um trator pequeno, mas é melhor que você fazer com a enxada. Um trator desse aqui, no Assentamento Santo Antônio da Fartura, para o pessoal que mexe com hortaliça, você não faz ideia o quanto isso vai ajudar”, disse.

Presidente da Coopersaf, Paulo Galvão definiu a entrega do micro trator e dos implementos em uma palavra: Crescimento. “O que o Santo Antônio precisa, um pouquinho mais, é de estrutura, e o que o secretário está fazendo pra gente é isso”, enfatizou.

Além do Santo Antônio da Fartura, os pequenos produtores do Assentamento Dom Ozório e da comunidade Córrego do Ouro, também foram beneficiados com um micro trator e implementos. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOM)

Sobre o autor