A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Campo Verde, realiza nesta terça-feira, uma reunião para tratar do turismo no município. O objetivo é fomentar a atividade, fortalecendo um dos setores que mais geram emprego e renda no Brasil.

A projeção do Ministério do Turismo é que em 2022 o Brasil receba 12 milhões de visitantes estrangeiros. E para atender essa demanda, novos postos de trabalho serão criados e novos atrativos ofertados. Em 2016, de acordo com o Governo Federal, turistas de outros países geraram uma receita de U$ 6,5 bilhões.

Em Campo Verde, de acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Altair Donizete Restani, existe um grande potencial turístico que precisa ser explorado de forma sustentável. “Nós temos comunidades históricas, morros, mirantes, cachoeiras e cavernas que podem ser visitados, tornando o turismo em mais uma fonte de receita para os proprietários e moradores das áreas onde esses atrativos estão localizados”, disse ele.

Para que isso possa se concretizar, Restani defende que é preciso a participação efetiva dos empresários dos segmentos ligados ao turismo, como hotéis, restaurantes e transporte, e dos proprietários dos atrativos. “É necessário unir forças e ideias para que possamos elaborar um modelo de exploração turística que contemplem geração de renda e preservação”, observou.

A pauta da reunião, que será realizada no Plenarinho Vereador Clóvis Cesar de Lima, na Câmara de Vereadores, às 18h00, estão a reativação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), reativação dos integrantes da Comissão do COMTUR e assuntos relacionados ao turismo no município.

Conforme informou o secretário Altair Donizete Restani, uma das propostas de sua pasta é realizar, ainda este ano, um fórum municipal para debater o turismo em Campo Verde. “Será uma oportunidade para que todos que estejam envolvidos direta ou indiretamente com o setor, possam expor suas ideias”, disse. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)