Secretário estadual de Cultura conhece Ponto de Cultura em Campo Verde

O secretário de Cultura de Mato Grosso, Leandro Carvalho, esteve em Campo Verde na manhã desta quarta-feira (2) conhecendo o Ponto de Cultura Só Falta Você/Matutada, coordenado por Iolita Ferreira, e que atende mais de 80 crianças e adolescentes que participam de oficinas de artes e dança tradicional de quadrilhas.

O Ponto de Cultura, que tem sede no bairro Belvedere e realiza os ensaios no espaço de leilões do Parque de Exposições Marco Antônio Esteves da Rocha, foi contemplado recentemente nos editais de pontos de cultura do Governo do Estado. “É uma nova rede que a Secretaria (de Cultura) lançou. Foi um processo seletivo bastante cuidadoso. Foram selecionados 35 pontos do Estado, inclusive o Grupo Folclórico Matutada”, explicou Carvalho.

O secretário destacou que o Ponto de Cultura Só Falta Você proporciona um encontro entre a cultura do Sul, região de onde veio a maior parte dos moradores de Campo Verde, com a do Norte/Nordeste brasileiro por trazer elementos como o forró e, especificamente, a dança de quadrilha, comum nas festas juninas nordestinas.

Carvalho destacou a atuação de Iolita Ferreira para inserir a cultura nordestina em uma região predominantemente habitada por sulistas. “Ela trouxe consigo essa tradição nordestina riquíssima e aqui ela se encantou com a cultura da região da baixada cuiabana e com a cultura sulista, com a cultura gaúcha, que é uma característica de Mato Grosso”, observou. Além da dança de quadrilha, o Ponto de Cultura Só Falta Você oferece oficinas de cururu e siriri, manifestações culturais tipicamente mato-grossenses.

Leandro Carvalho avaliou de forma positiva as ações que são desenvolvidas em Campo Verde voltadas à cultura, mas salientou que é possível fazer ainda mais. “Acho que Campo Verde está fazendo um bom trabalho. Eu venho acompanhando a gestão do prefeito Fábio desde o início, no entanto sempre há espaço para avançar e melhorar”, ressaltou.

Para isso, informou o secretário, foi criado o novo marco legal da cultura no estado, com a criação e a sanção pelo governador Pedro Taques de novas Leis que recriam os conselhos municipais de cultura e criam o plano estadual e o sistema estadual de cultura. O Ponto de Cultura Só Falta Você tem o apoio do Município, com recursos repassados através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

De acordo com Iolita Ferreira, a visita do secretário Leandro Carvalho foi importante. “Sua presença aqui em Campo Verde, vindo em nossa casa conhecer de perto nosso pequeno espaço/sede, e em seguida visitando o espaço a onde acontece nossas atividades culturais e acompanhando uma pequena demonstração de dança feita por alguns dos nossos alunos, muito nos honrou. Sua vinda nos deixou ainda mais motivados e esperançosos”, disse.

Iolita destacou também a interação criada entre o Município e o Estado. “É um elo que com certeza fortalecerá nossas ações que já vem acontecendo”, disse. “Agradecemos ao apoio do Governo de Mato Grosso por incentivar aos que produzem cultura com foco no desenvolvimento, articulação e fortalecimento da Política Nacional de Cultura Viva no Estado de Mato Grosso, com o propósito de promover ações de formação, assistência e intercâmbio; participação social e mobilização em rede, informação”, completou.

Iolita lembrou também que o apoio dos familiares dos alunos que participam das atividades do Ponto de Cultura é fundamental para a consolidação do projeto. “Agradeço cada mãe, pai, avós, tios, tias que nos confiam a guarda por algumas horas ou dias, dos seus filhos e netos. E por fim parabenizo e agradeço todos alunos de ontem, de hoje e do futuro por nos permitir contribuir e sonhar com um mundo melhor mesmo que de forma singela, mas com muito amor e carinho. Minha gratidão a todos”, disse. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Educação e Cultura