Criado pelo Governo do Estado de Mato Grosso através da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social, sob Max Russi, o Programa Pró-Família vai beneficiar 130 famílias em Campo Verde. No último sábado foi feita a entrega dos cartões do Programa a 160 famílias de Jaciara e a 83 famílias de Dom Aquino. O prefeito Fábio Schroeter participou das cerimônias de entrega.

O Pró-Família funciona através de transferência de renda. Cada família receberá mensalmente R$ 100 que poderão ser gastos na compra de alimentos em estabelecimentos cadastrados e aptos a aceitarem o cartão do Pró-Família. “Pode parecer pouco, mas esse programa vai mudar a vida dessas pessoas”, disse o Governado Pedro Taques. Em Campo Verde os cartões serão entregues até o início do próximo mês.

Além da transferência de renda, os beneficiados terão que participar de cursos de qualificação e se preparar para o mercado de trabalho. “Nós não queremos medir o sucesso do Pró-Família pelo número de famílias que estão sendo atendidas, mas sim pelas que deixarão de ser atendidas”, disse o secretário Max Russi, durante a entrega dos cartões às famílias de Jaciara, no último sábado (19).

O prefeito Fábio Schroeter destacou que o programa será importante para Campo Verde. “Nós temos em nosso município várias famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social e esse dinheiro que elas receberão através do Pró-Família será de muita ajuda”, disse.

Max Russi ressaltou que o objetivo do Programa não é somente a transferência de renda, mas sim criar uma grande rede de proteção social. “Neste momento de crise e desemprego temos que olhar os menos favorecidos, apoiar as mulheres trabalhadoras, mães solteiras, que precisam ter um apoio maior para cuidar dos filhos”, salientou.

O Pró-Família vai beneficiar também as Agentes Comunitárias de Saúde. AS ACS serão as responsáveis pelo acompanhamento das famílias durante o período em que elas estiveram participando do Programa, que tem duração de 12 meses.

Para isso, cada uma delas receberá uma gratificação de R$ 100 por mês, além de um kit contendo uma mochila, camisa de manga longa, boné e protetor solar.  Pedro Taques adiantou que o Governo está trabalhando para que seja isentado o ICMS na compra de motos de 110 cilindradas pelas ACS. As motos serão financiadas com prestações de R$ 127 mensais. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Gabinete