Desde o início de agosto o Hospital Municipal Coração de Jesus, de Campo Verde, passou a contar com um moderno laboratório de análises clínicas e bioquímicas equipado com aparelhos de última geração e totalmente automatizados, o que garante maior agilidade e segurança nos resultados.

Os equipamentos, de acordo com o bioquímico Altair Timóteo Araújo, foram remanejados do Laboratório Municipal – que recebeu investimentos de R$ 250 mil na compra de novos aparelhos – e totalmente revisados para garantir o correto funcionamento e a precisão nos resultados.

Conforme explicou Araújo, o laboratório do HMCJ, que conta com uma equipe formada por quatro bioquímicos e dois auxiliares, conta com microscópio, Pentra 60, com capacidade para realizar até 60 hemogramas por hora; Cobas 69 automatizado, para exames de ureia, creatinina, CKMB e CK Total. “O CKMB e CK Total são primordiais em caso de infarto”, explica Araújo.

Antes da implantação do laboratório no HMCJ, todo material coletado era encaminhado ao Laboratório Municipal. No caso dos exames para diagnóstico de infarto, o resultado demorava duas horas. “Agora demora 40 minutos”, destaca a também bioquímica Renata Gnoato. “Essa diferença temporal significa salvar vidas”, completa. “E é um ganho grande na qualidade do atendimento”, destaca Araújo.

De acordo com os números do HMCJ, a implantação do laboratório era necessária. Somente na última semana foram realizados 1.058 exames, o que dá uma média de 151 por dia e quarenta pacientes em média são atendidos diariamente. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Saúde