No próximo dia 29 de agosto, o Conselho Municipal de Saúde de Campo Verde realiza a I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. O evento acontecerá no Centro de Atendimento ao Idoso, com início às 7h30.

O tema da conferência, de acordo com Patrícia Alcântara, da Secretaria Municipal de Saúde, será “Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, divididos em quatro sub-eixos temáticos.

“A etapa municipal terá por objetivo analisar as prioridades constantes no Documento Orientador da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de vigilância”, informou Patrícia Alcântara.

Ela lembra que a Constituição Federal de 1988 estabelece a saúde como direito de todos e dever do Estado, “garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”, explicou Patrícia.

Entre os desafios para que o que está estabelecido na Constituição seja garantido, segundo ela, está o estabelecimento de um modelo de atenção à saúde voltado para a redução do risco da doença e de outros agravos, onde a promoção, proteção e prevenção ocupem o mesmo patamar e recebam a mesma importância do que a recuperação e a assistência. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Saúde