Começou ontem (8) e vai até a próxima sexta-feira (12), na Praça João Paulo II, em Campo Verde, a Semana Nacional do Microempreendedor Individual. O evento é uma parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, e o SEBRAE. Tem como objetivo capacitar e orientar empreendedores que queiram iniciar um negócio e também aqueles que já estão no mercado.

Oriundo da iniciativa privada, o prefeito Fábio Schroeter sabe da importância do empresário, seja ele micro, pequeno ou grande, investir em capacitação e treinamento para poder gerenciar seus negócios com sucesso.

“O empreendedor tem muitas obrigações, tem muita responsabilidade, então é importante, ainda mais em tempos que vivemos hoje, de tanta dificuldade, que tenha um mínimo de conhecimento para fazer essa gestão”, observou. “Muitas vezes quem está começando não tem a menor experiência, não tem o conhecimento necessário para administrar uma empresa”, completou.

O prefeito também destacou que o empreendedorismo e a inovação são importantes no contexto econômico de qualquer município. “Então a gente se senta nessa obrigação de apoiar que está começando, quem é pequeno e que muitas vezes pode se transformar num grande empreendedor, um grande empresário, um grande investidor. Então a gente está realizando essa semana do MEI objetivando esse apoio, esse suporte necessário para o desenvolvimento das suas atividades”, ressaltou. “Eu acho que esse é o nosso papel”, completou.

Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Altair Donizete Restani classificou a Semana do MEI como fundamental. “Ela é mais um ferramenta que o empreendedor vai ter para auxiliar no dia a dia da sua empresa ou orientar como ele vai formalizar sua empresa”, observou.

De acordo com Restani, a Administração Municipal está investindo na realização do evento para que os microempreendedores individuais possam, através da capacitação e da orientação adequada, crescerem e se manterem no mercado, contribuindo dessa forma com a geração de emprego e renda e com o aumento da arrecadação do município.

Durante a Semana do MEI, conforme informou o secretário, serão o oferecidos oficinas, cursos e palestras para os microempreendedores que já estão formalizados e para os que pretendem investir em um negócio. “A vida de um empreendedor, de um administrador é tomada de decisões, a hora de ele investir, a hora de ele fazer uma venda, a hora de ele comprar, quanto mais conhecimento ele tiver, melhor vai ser para o dia a dia da empresa dele”, destacou.

A Semana do Microempreendedor Individual é destinada a empresas que faturam até R$ 60 mil anuais. “Durante o decorrer da semana a gente vai estar dando algumas orientações para o crescimento dessas empresas”, frisou. “É de suma importância a participação dos MEI’s nessa Semana porque hoje o mercado evolui muito rápido na questão de concorrência, de competitividade. Então o SEBRAE apoia essas pequenas empresas, a gente capacita e traz orientações para eles crescerem”, explicou a gestora de Projetos do SEBRAE, Carla Cavalcante Gomes.

Presidente da CDL, Marcos Wiesenhutter também destacou a importância da Semana do MEI para o Município e para todos aqueles que iniciaram um empreendimento. Segundo ele, as orientações e treinamentos que serão ofertadas vão proporcionar que as microempresas se desenvolvam e crescem administrativa e financeiramente saudáveis.

Além do prefeito Fábio Schroeter e do secretário Altair Donizete Restani, estiveram presentes à abertura da Semana do MEI a secretária municipal de Assistência Social, Rosilene Sanguini Schroeter e os vereadores Silvio Eventos, Juscelino Neves e Solivan Fonseca. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)