Pelo sexto ano consecutivo Campo Verde participa da Semana de Museus, que no Brasil já este em sua 15ª Edição. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus, órgão ligado ao Ministério da Cultura, tem como objetivo divulgar e fomentar as visitações aos museus espalhados pelo País.

De acordo com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, responsável pelo Museu da História de Campo Verde Marechal Cândido Rondon, a programação da 6ª Semana de Museus terá a exibição do filme “Heróis não Renunciam”, que conta a história do tenente Neteslau Dewulsky. O filme, lançado em 2011, teve cenas gravadas na comunidade histórica de Capim Branco, em Campo Verde.

Dewulsky, que fazia parte das forças públicas de segurança de Mato Grosso, é considerado herói pela bravura com que lutou contra a Coluna Prestes, movimento político-militar revolucionário liderado pelo capitão Luiz Carlos Prestes que em 1927 cruzou o Mato Grosso em busca de exílio na Bolívia, depois de ter percorrido mais de 32 mil quilômetros pelo Brasil tentando implantar o socialismo no País.

Bandidos para uns, heróis para outros, os revolucionários lutavam para reduzir as desigualdades sociais e a miséria vivida pela população do interior brasileiro, oprimida pelas oligarquias coronelistas de então.  Neteslau Dewulsky morreu no confronto entre a Coluna Prestes e a Força Pública de Mato Grosso, travado na região do Sangradouro.

Além da exibição do filme, a programação terá também visitação ao acervo do Museu da História de Campo Verde, formado por fotos e utensílios antigos, além de atividades recreativas.

O público alvo da Semana de Museus, que este ano terá como tema “Museus e Histórias Controversas Dizer o Indizível em Museus”, são os alunos rede pública e particular de ensino, porém, de acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Altair Donizete Restani, “todos podem participar e conhecer um pouco mais da história de Campo Verde”.

O Museu da História de Campo Verde Marechal Cândido Rondon está instalado em uma réplica da primeira estação telegráfica de Mato Grosso, inaugurada em 1986 na comunidade de Capim Branco. O prédio original foi construído sob o comando do general Ernesto Gomes Carneiro, que tinha como seu ajudante de ordens o tenente Cândido Mariano da Silva Rondon. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Sobre o autor