Em Campo Verde, mais de 500 pessoas, de acordo com contagem realizada pela Secretaria Estadual de Educação, não sabem ler ou escrever. Para reduzir esse número e diminuir o índice de analfabetismo, a Prefeitura do Município, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, aderiu ao Programa Muxirum de Alfabetização, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso dentro do Programa Pró-Escola.

Para isso, serão contratados educadores que devem se inscrever para o processo seletivo até o próximo dia 19 de junho. Será concedido bolsa no valor de R$ 500 e cada educador poderá assumir até duas turmas. Em Campo Verde o Programa Muxirum será coordenado pela professora Simoni Borges e terá duração de seis meses.

De acordo com o edital da SEDUC, caberá ao alfabetizador localizar, identificar, mobilizar e cadastrar os jovens, adultos e idosos não alfabetizados para ingresso e formação das turmas de alfabetização. Na área urbana as turmas deverão ter entre 14 e 20 alunos, enquanto na zona rural o número mínimo será de 8 e no máximo de 12 alunos.

De acordo com a coordenadora do Programa em Campo Verde, os interessados em se inscreverem como educadores podem obter mais informações na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), localizada na Rua Teresina, 225, ou pelo telefone (66) 3419-2828. Simoni Borges informou também que as pessoas interessadas em se alfabetizar devem procurar a SMEC/CV. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)