Como forma de comemorar o Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial, a Secretaria Municipal de Saúde realiza na próxima quarta-feira (26), uma série de atividades coletivas reunindo todas as Unidades de Saúde de Campo Verde.

As atividades terão início às 7 horas, com uma caminhada com os pacientes da UBS do Recanto do Bosque/Jupiara até a Área de Lazer Recanto do Sol. Nas demais unidades, a partir das 6h30 haverá ônibus para levar os pacientes até a Área de Lazer.

Durante o período da manhã, de acordo com Bruna Fiordalise, coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, haverá aferição de pressão, palestra com o geriatra Claudemir Scabini sobre o tema, aula da zumba, sorteio de brindes e café da manhã com furtas.

Conforme informou Bruna Fiordalise, todos os participantes que fazem parte dos grupos de encontro mensais de hipertensos estão convidados a participar das atividades.

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas, por isso, muitas pessoas são portadoras e não sabem. “Por isso a importância das pessoas estarem buscando sua unidade de saúde de referência para verificação da pressão e da glicemia”, destacou Bruna.

A hipertensão arterial, explicou ela, pode ser desencadeada pelo consumo inadequado dos alimentos, comida com excesso de sal, sedentarismo e predisposição hereditária.

Levar uma vida com hábitos saudáveis, cuidados com a alimentação e a prática regular de exercícios físicos, ajudam a evitar e a controlar a hipertensão. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Saúde