O chefe de Gabinete da Prefeitura de Campo Verde, Aparecido Rudnick, representou o prefeito Fábio Schroeter no último sábado (22) durante as comemorações pelos 74 anos de criação da Escola Agrotécnica de São Vicente, hoje Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) – Campus de Campo Verde.

Conhecido como “Colégio Agrícola de São Vicente”, a instituição é uma das mais tradicionais de Mato Grosso. Por ela passaram milhares de alunos que hoje são profissionais de sucesso em suas áreas de atuação.

Aparecido Rudnick destacou a importância da instituição, que a partir de janeiro deste ano, teve sua área territorial, que antes pertencia a Santo Antônio do Leverger, anexada ao município de Campo Verde.

“Para nós é uma honra poder contar com uma escola como essa, que, além da tradição, é destacada pela qualidade do ensino ofertado, formando profissionais em áreas de grande importância para o desenvolvimento do nosso município”, disse ele.

O Colégio Agrícola de São Vicente teve sua construção iniciada em 1939, mais precisamente, no dia 4 de julho. Ao longo dos anos, passou por diversas denominações, porém, sempre com a missão de formas profissionais voltados à agropecuária.

Sua fundação se deu como Aprendizado Agrícola, vinculado à Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura, no dia 14 de abril de 1943, através do Decreto-Lei número 5.409, assinado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas.

Em 1944 a Escola passou a ser chamada de Aprendizado Agrícola Gustavo Dutra. Em 1964, nova mudança no nome, que passou a ser Ginásio Agrícola Gustavo Dutra. Em 1979, a denominação foi novamente mudada, desta vez para Escola Agrotécnica Federal de Cuiabá. Em 2002, a Escola foi transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica, ofertando cursos superiores de tecnologia e de formação de professores, com autonomia.

Durante as comemorações pelo aniversário de fundação da Escola, foi realizado também o encontro de egressos da instituição, que reuniu técnicos agrícolas formados desde 1981, quando a primeira turma concluiu o curso Técnico em Agropecuária. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Gabinete