SEDAM/CV distribui alevinos à pequenos produtores do Dom Osório

Distribuição faz parte do Programa de Incentivo à Aquicultura Familiar, desenvolvido pela Prefeitura de Campo Verde

A Prefeitura de Campo Verde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento agrícola e Meio Ambiente (SEDAM, fez nesta quarta-feira (29), a distribuição de oito mil alevinos da espécie tambaqui a oito famílias do Assentamento Dom Ozório.

Os peixes foram adquiridos com recursos do Município e repassados gratuitamente às famílias para serem criados em tanques abertos pela Prefeitura dentro do Programa de Incentivo à Aquicultura Familiar. Mais seis famílias do Assentamento Dom Osório serão beneficiadas com os alevinos futuramente.

Para que os pequenos produtores pudessem desenvolver a piscicultura em suas propriedades e terem mais uma fonte de renda, um canal com cerca de 3 mil metros de extensão foi aberto pela SEDAM, beneficiando 14 propriedades.  Em alguns tanques, abertos pelos proprietários das áreas, há peixes com cerca de 800 gramas.

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Edson Silva Castro, a proposta é que as famílias adotem nas propriedades a modalidade “pesque e pague”.

Segundo ele, antes de se iniciarem na atividade, os pequenos produtores passaram por cursos de capacitação ofertados pelo SENAR e parceria com a SEDAM para aprenderem como fazer o manejo correto do peixes. A previsão, de acordo com Castro, é que se as técnicas e as práticas de manejo forem seguidas à risca, dentro de 9 meses os peixes estarão prontos para serem comercializados.

Rildo de Souza foi um dos produtores beneficiados com a abertura de um tanque e com a água trazida pelo canal. Na última quarta-feira, ele recebeu mil alevinos. “Esse era um grande sonho nosso. Há oito anos a gente ‘brigando’ para acontecer esse projeto e agora tai, executado”, disse ele.

Animado com a perspectiva de sucesso, Souza quer ampliar a produção. “Espero que para o futuro a gente não continue só com um tanque”, disse. “Estamos trabalhando pra isso”, completou. “E quero agradecer a Secretaria de Agricultura, o prefeito Fábio e o ex-secretário (de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente) Pedro Cambará”, concluiu.

Edson Castro lembrou que há cerca de dois anos os trabalhos visando a criação de peixes no Assentamento vem sendo estruturado pela SEDAM. “Hoje é um marco importante. Hoje a gente está aqui soltando esses alevinos que serão mais uma alternativa de renda para a agricultura familiar”, frisou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)