1Criado em 2008, o Assentamento Dom Osório é formado por 540 lotes onde vivem cerca de 600 famílias. No último sábado (4), os assentados destacaram o apoio dado pela Administração Municipal e reivindicaram mais ajuda do Governo Federal ao deputado Ezequiel Fonseca.

Segundo eles, a falta de recursos próprios e as dificuldades de acesso ao crédito fundiário dificultam o desenvolvimento de atividades produtivas. Para os assentados, iniciativas como a viabilização da patrulha mecanizada podem mudar essa realidade, já que terão mais condições de preparar a terra para o cultivo de hortaliças e outras culturas.

Morador do Assentamento, o vereador Neilson Costa, o “Nei do Dom Osório” ressaltou que a viabilização da patrulha mecanizada é de grande importância para os assentados, mas que é preciso ainda mais. “Essa patrulha vai nos ajudar muito. Pelo tamanho do Assentamento ainda é pouco, mas o pouco com Deus é muito”, disse ele.

“Nei” aproveitou a oportunidade para reivindicar mais apoio por parte do Governo Federal ao deputado Ezequiel Fonseca. Um dos pedidos foi a viabilização de uma fábrica de ração para auxiliar na criação de frangos semi caipiras, atividade que tem ganhado proporção no assentamento.

Presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Dom Osório Stoffel, Eleondes Severo dos Santos, o “Magrão”, também destacou a importância da patrulha mecanizada. “Só quero agradecer ao prefeito e ao deputado. Depois de quase dois anos esperando essa patrulha, agora ela está aí e vai trabalhar muito”, disse ele.

Farinheira – Ao longo dos últimos quatro anos, o Assentamento Dom Osório tem recebido apoio importante da Administração Municipal nas áreas da Saúde, da Educação, na conservação de estradas e no fomento à produção.

Além da viabilização de duas patrulhas mecanizadas, a Prefeitura de Campo Verde disponibilizou resfriador de leite, ensiladeira, calcário, distribuição de água e abertura de tanques para a criação de peixes.

Para este ano, os pequenos produtores do Dom Osório terão mais um incentivo como forma de agregar valor à produção. O prefeito Fabio Schroeter autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente a adequar um espaço no próprio assentamento para a instalação de uma fábrica de farinha de mandioca.

As obras devem ser iniciadas ainda no primeiro semestre de 2017. Os equipamentos para a fabricação da farinha já foram viabilizados e a expectativa é que os assentados possam produzir em média mil quilos de farinha por dia. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)