vacina HPV meninosAssim como nas demais cidades do Brasil, em Campo Verde meninos de 12 a 13 anos já podem ser vacinados contra o papilomavírus (HPV), que provoca câncer de colo de útero nas mulheres e o câncer de pênis nos homens. A vacina também protege contra os cânceres de boca e ânus.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Vânia Cristina Sanches Franceschi, para Campo Verde foram disponibilizadas 450 doses da vacina pelo Ministério da Saúde. A vacina é aplicada em duas doses com um intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda dose.

Está é a primeira vez que os meninos estão sendo vacinados contra o HPV e, conforme informou Vânia Franceschi, não se trata de uma campanha, porém, a partir desde ano, a imunização contra o papilomavírus passa a fazer parte do calendário anual de vacinação.

Até o ano passado, apenas as meninas eram imunizadas. A proposta do Ministério da Saúde é que até 2020, a faixa etária seja ampliada para meninos entre 9 e 13 anos. Vânia Franceschi ressalta a importância de os pais levarem os filhos para serem vacinados, pois assim eles ficarão protegidos contra uma doença que é grave e que todos os anos mata milhares de pessoas.

Meningite – Vânia Franceschi informou também que estão à disposição nos PSFs de Campo Verde a vacina meningocócica C conjugada, que preveni contra meningite. Segundo ela, devem ser vacinados meninos e meninas com idade entre 12 e 13 anos. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Saúde

Sobre o autor