IMG_6389As famílias que moram no Assentamento Dom Ozório, em Campo Verde, e que têm crianças com idade entre 4 e 5 anos, agora contam com um espaço adequado e confortável para que eles possam dar os primeiros passos na alfabetização escolar.

Com investimentos próprios, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, reformou uma das casas da antiga sede da fazenda que deu origem ao Assentamento e a transformou em salas anexas da Escola Municipal José Garbugio. 45 crianças estão sendo atendidas.

O novo espaço conta com duas salas de aula, dois banheiros para os alunos, banheiro para professores e funcionários, varanda, cozinha e refeitório, além de um espaço coberto onde elas podem brincar e desenvolver atividades lúdicas.

IMG_6374Na tarde de hoje (9), o prefeito Fábio Schroeter e a secretária municipal de Educação e Cultura, Andrea Schroeter, inauguraram as salas anexas. “Criança a gente tem que cuidar sempre com muito carinho”, disse o prefeito. “E a gente fica feliz de ver essa estrutura, que já existia aqui no assentamento, totalmente reformada, recuperada, e que se transformou nessa escola, proporcionando um ensino, uma educação de qualidade, com conforto”, completou.

Fábio destacou que os investimentos feitos pelo município não foram grandes diante da importância do objetivo proposto. Com a reforma, foram gastos R$ 27 mil. “A gente aproveitou um estrutura que já existia – não foi nem tanto investimento – e conseguimos ampliar bastante o atendimento”, destacou.

Fábio frisou que, ao ofertar Educação Infantil para crianças do Dom Ozório, o município está cumprindo sua obrigação. Ele observou também que o Assentamento está evoluindo, com as famílias aumentando a produção em suas propriedades, garantindo emprego e renda. E agora, com os investimentos feitos pelo Município na criação das salas anexas, está proporcionando também o acesso a Educação uma faixa etária que ainda não era atendida.

IMG_6322Nilva Ferreira da Silva é moradora do Assentamento Dom Ozório e professora de uma das turmas das Salas Anexas. Para ela, a criação das salas foi a realização de um sonho de todos os moradores. “É uma grande satisfação pra nós da comunidade, a gente sempre estava esperando. Há muitos anos a gente sonhava”, disse ela.

Apaixonada pela educação dos pequenos, Nilva lembrou que ela foi uma das que lutou para que fosse construído um local para que as crianças pudessem frequentar a Educação Infantil, desejo que agora, está sendo atendido. “Agora estamos realizando um sonho. Pra nós é uma felicidade imensa e a gente não tem nem palavras para agradecer o prefeito e toda a equipe dele que junto trabalhou para acontecer”, disse.

O Assentamento Dom Ozório é formado por 540 lotes onde vivem mais de 600 famílias. De uma ponta ao outro do assentamento são mais de 50 quilômetros. Conforme lembrou a Secretária de Educação e Cultura Andrea Schroeter, para que as crianças possam frequentar a escola, o Município está ofertando o transporte escolar com acompanhamento de monitor.

Quanto à criação das novas salas, Andrea Schroeter também lembrou que era uma reivindicação e um sonho antigo dos moradores. “Era um anseio, realmente, da comunidade, que foi atendimento pela Administração”, disse ela, lembrando que a implantação do novo espaço educacional mostra que a Prefeitura está investindo em um setor que é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. “Este ano a [Secretaria de] Educação, com todo o apoio do prefeito, vem atendendo e ampliando o atendimento da Educação Infantil”, frisou.

Diretor da Escola Municipal José Garbugio, Lucas Andrei Bueno destacou que a inauguração das salas anexas é um momento importante para o Assentamento e também para o Município, e permite que a Escola cumpra o que determina a Legislação. Bueno ressaltou dispõem de toda estrutura física e pedagógica necessária para que tenham um bom aprendizado.

“Hoje oferecemos educação nesse ambiente de qualidade, com professores formados, capacitados para atender, para dar a essas crianças, a introdução ao mundo escolar com um trabalho muito bem feito por eles e com um apoio muito grande da Secretaria da Educação. E nós, lá da Escola Garbugio, já que são salas anexas, estamos sempre dando um subsídio muito grande, um suporte muito grande à esses professores para que atendam de forma perfeita esses alunos”. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)