Ação conscientiza moradores do Recanto dos Pássaros sobre cuidados com o meio ambiente

IMG_1700Moradores, servidores públicos municipais, voluntários da BRF e alunos da rede pública de Campo Verde participaram no último sábado (16) de uma ação voltada à conscientização e à preservação do meio ambiente no bairro Recanto dos Pássaros. Mais de duzentas mudas de árvores da espécie oiti foram plantadas e foram distribuídos também panfletos com orientações sobre a coleta seletiva do lixo e sobre os riscos da dengue.

A iniciativa fez parte do Programa de Preservação Ambiental e Desenvolvimento da Sociedade Voluntária, implantado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente e do “Programa Semeando o Verde, Colhendo o Futuro”, desenvolvido pelo Comitê de Investimento Social da BRF em Campo Verde.

Romilda Padilha da Silva, moradora do bairro Recanto dos Pássaros elogiou a iniciativa. “Eu acho muito válido, muito importante pra nós porque muita gente entende dessa situação, mas muitos não entendem e não cuidam dos seus quintais, da sua rua. Isso é muito válido, precisa vir pra nós. Cada vez que vem alguma coisa assim é importante”, frisou.

A participação dos funcionários da BRF, através do Comitê de Investimento Social demostrou a preocupação da empresa com a comunidade e como o meio ambiente. “Nós da cadeia agropecuária sem meio ambiente a gente não consegue ter estabilidade, não consegue crescer, não consegue evoluir. Preservar o meio ambiente é garantir o futuro das nossas crianças”, frisou Josmar Rodrigues gerente agropecuário da unidade da empresa em Campo Verde.

Rodrigues lembrou que a empresa, através do Comitê de Investimento Social, tem realizado diversas ações ambientais e sociais no município. Em 2015, segundo ele, foram investidos R$ 145 mil em ações sociais que beneficiaram diversas instituições.

Integrante do Comitê, João Rosa explicou que o plantio das mudas nas ruas do Recanto dos Pássaros é o início das ações que serão desenvolvidas no bairro ao longo do ano. Segundo ele, o grande foco dessas ações será o plantio de árvores às margens de uma nascente localizada nas proximidades das casas.

“Essa nascente já está sentindo a presença da população aqui e a gente não pode deixar de olhar com carinho para essa nascente”, disse ele, lembrando que o sucesso das ações de preservação ambiental depende da união da iniciativa privada, do Poder Público e dos moradores.

Cássia Dias é presidente do Comitê de Investimento Social em Campo Verde. De acordo com ela, a participação dos moradores do Recanto dos Pássaros é fundamental para que a ação realizada no último sábado tenha sucesso.

Segundo Cássia, a grande protagonista da história, que começou com o plantio das mudas de oiti, será a comunidade. “Nós estamos aqui só para dar o lance, só para começar, quem vai cuidar, quem vai estar aqui são os moradores”, disse.

O prefeito Fábio Schroeter, que participou da ação, chamou a atenção para os cuidados que se deve ter com o meio ambiente, sob o risco de que, se nada for feito, as consequências poderão ser muito sérias. “Se a gente não tiver uma atitude de fazer algo diferente, de tomar uma iniciativa, de fazer algo além, vai acabar”, ressaltou.

Fábio também frisou que é fundamental o engajamento dos moradores nas ações que resultem em melhorias para o bairro. “É preciso a participação de todos. A semente está sendo lançada com esses voluntários todos, mas se a comunidade não estiver engajada aqui, no dia a dia cuidando, que é quem tá aqui do lado o tempo todo, não vai dar certo”, disse. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)