2Pior do que ficar doente é não ter como comprar os medicamentos. Em Campo Verde, quem não pode adquirir os remédios prescritos pelo médico conta com uma importante ajuda da Farmácia Municipal, que mantém um estoque de medicamentos capaz de atender a demanda dos usuários.

De acordo com a responsável pela Farmácia Municipal Adriana Garbugio, os moradores de Campo Verde têm à disposição todos os medicamentos da chamada farmácia de atenção básica e todos os de uso contínuo utilizado, por exemplo, por diabéticos e hipertensos. “Alguma falta sempre pode acorrer, mas rapidamente nós procuramos repor”, observou a responsável pela Farmácia.

Os únicos que não são encontrados nas prateleiras são aqueles com pouca saída e os da farmácia de alto custo, que não são responsabilidade do Município fornecer. De acordo com Adriana Garbugio, para certos medicamentos a responsabilidade pelo fornecimento é do Estado.

Ela frisa que o controle dos estoques evita que os usuários acabem ficando sem os medicamentos. Quando há alguma falta, ressaltou Adriana Garbugio, é porque o fornecedor não entregou o pedido.

Através do acompanhamento rigoroso dos estoques, a Farmácia Municipal consegue se antecipar à falta e fazer os pedidos antes que o medicamento acabe. A compra é feita sempre com base na média de consumo mensal, e quem ganha com isso, são os usuários.

Dona Irene Gomes faz uso de insulina para controlar o diabetes e sempre encontra o medicamento na Farmácia Municipal. Isso faz com que ela avalie positivamente o atendimento que tem recebido nos últimos anos. “Está muito bom”, afirmou ela na última quinta-feira (3) quando pegava o remédio.

Quem também encontrou o medicamento foi o trabalhador Juvêncio Bispo de Oliveira, que havia se consultado na manhã de quinta-feira e já iniciou o tratamento. “Chegar e achar o medicamento é bom”, disse ele.

Seu Alvino Pereira de Melo mora no bairro Recanto do Bosque II. pela manhã ele estava na Farmácia Municipal para pegar medicamentos para a esposa, que é hipertensa, e disse que nunca voltou para casa sem o remédio. “Sempre que eu venho aqui tem”, contou.

A Farmácia Municipal atende mensalmente entre 5 a 6 mil pessoas que são atendidas pelos médicos nos Postos de Saúde da Família ou no Hospital Municipal. Somente com medicamentos de uso contínuo foram 393 atendimentos no mês passado. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)