inagurações7A manhã do último sábado (27) foi de festa para os moradores do Assentamento Santo Antônio da Fartura – e marcou mais um capítulo na história da comunidade que é exemplo de sucesso da reforma agrária e referência na produção de hortifrutigranjeiros – com a inauguração de importantes obras.

Com a presença do prefeito Fábio Schroeter, do deputado estadual Ondenir Bortolini o “Nininho”, da representante do deputado estadual Zeca Viana, Renta Viana; de vereadores e secretários municipais, foi inaugurada uma nova escola municipal, uma academia de ginástica ao ar livre e um centro de lazer e convivência. As obras foram construídas com recursos do Governo Federal, do Governo Estadual e do Município e vão contemplar cerca de 900 famílias.

A academia de ginástica, viabilizada pelo deputado Zeca Viana, é composta por aparelhos que permitem exercitar músculos, articulações e o sistema respiratório. A área onde os equipamentos foram montados foi urbanizada com canteiros gramados, transformando-se num espaço de interação para os moradores. “É uma alegria muito grande a gente poder proporcionar isso para as comunidades do município, principalmente na zona rural, onde a dificuldade é maior”, disse o prefeito Fábio Schroeter durante a cerimonia de inauguração.

O prefeito destacou a qualidade e a importância das obras, principalmente da nova escola, que tem capacidade para atender até 360 alunos em dois turnos. “É uma escola nova, bonita, arejada”, destacou. “Vimos a alegria das crianças, que estivemos visitamos a escola antes, em período de aula, e isso é muito gratificante”, destacou.

inaugurações3A reforma da sede da antiga fazenda que deu origem ao Assentamento proporcionou a criação de um centro de lazer e convivência, onde poderão ser realizadas diversas atividades, também foi destacada pelo prefeito. “A casa foi reformada e vai ser repassada para a associação dos idosos aqui do assentamento para que eles possam aproveitar bem esse espaço com as atividades deles”, disse Fábio.

O prefeito também falou sobre a implantação da Academia, que vai proporcionar mais qualidade de vida e saúde para os idosos e para os demais moradores. “Eles vão aproveitar muito bem isso – já estão aproveitando, para fazer as suas atividades físicas, para cuidar melhor da saúde”, ressaltou. “Enfim, é bastante coisa pra zona rural, pra esse assentamento. E temos feito também pelos outros na medida do possível, procurando atender cada vez melhor a população de Campo Verde e em especial a população que reside no campo para que essas pessoas possam se fixar e permanecer no campo produzindo, gerando renda. Esse é o objetivo”, completou.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Verde, que representa a agricultura familiar, Reginaldo Gonçalves de Campos, falou sobre o trabalho e os investimentos que a Prefeitura vem realizando em benefício das comunidades rurais. “A gente acha que isso é importante, como eu disse, o assentamento (Santo Antônio) é um assentamento modelo do estado, então assim, a gente que ter uma infraestrutura de acordo com o que ele é visto, então é necessário isso. E o prefeito tem desenvolvido esse trabalho aqui e a gente nota que a comunidade está ficando satisfeita”, destacou.

José Guilherme Pereira Gomes, o Chico do Chuchu, que já foi morador do Assentamento Santo Antônio da Fartura e continua ligado à comunidade, também destacou o trabalho da Administração Municipal. Para ele, as obras inauguradas eram de extrema necessidade. Chico lembrou que a nova escola foi construída em uma área de um hectare doada pelo agricultor familiar Geraldo Alcântara.

Segundo ele, depois que a área foi doada, o prefeito Fábio se empenhou para que ela fosse construída. “Fábio veio de encontro com a realidade e falou: ‘vamos pegar, vamos fazer’. Então taí. essa belíssima obra, de qualidade, quem vem de encontro àquilo que nossas crianças precisam. Essa academia para nós, para os idosos é muito importante”, frisou.

A casa da antiga sede que agora é o Centro de Lazer e Convivência, conforme lembrou Chico do Chuchu, estava abandonada e agora vai ser um espaço importante para os moradores. “Então taí a prova do belo trabalho que o Fábio vem fazendo, toda equipe dele, e é aquilo que a gente merece, que o assentamento merece”, disse. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)