Gestores e professores da rede municipal participam de curso de capacitação




IMG_8355Diretores e coordenadores das escolas da Rede Pública Municipal de Campo Verde estão participando desde a manhã de hoje (3) do curso de capacitação em Planejamento, que está ofertado através do Projeto União Faz a Vida, desenvolvido no município pelo SICRED em parceria com a Administração Municipal.

Hoje os trabalhos foram com os diretores e coordenadores. Amanhã (5) e sexta-feira (6) participam os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O curso está sendo ministrado pela mestre em Educação Jussara Ceron, na Escola Municipal São Lourenço.

O prefeito Fábio Schroeter participou da abertura dos trabalhos e destacou a importância do Projeto União Faz a Vida e a valorização, cada vez maior dos educadores, para que eles possam desempenhar cada vez melhor suas funções. “Temos procurado valorizar a Educação como ela merece e para isso é essencial proporcionar algo além do que a gente já trabalha no dia a dia”, disse o prefeito.

Fábio classificou o União Faz a Vida como um importante aliado da Educação de Campo Verde. “No ano passado, participando do encerramento do projeto, a gente viu lá o que as crianças produziram. Eu fiquei encantado”, disse ele. “Foram diversos projetos que eu tenho certeza, contribuem muito para a formação da pessoa humana, para a formação do aluno com esse processo de desenvolvimento, de inserção dele na sociedade. É um projeto importantíssimo para Campo Verde e agente agradece muito ao SICRED”, frisou.

O prefeito destacou ainda que, apesar das perspectivas nada animadoras para 2016, ele acredita que pode ser diferente. “Se fala muito de um ano muito difícil, nas a gente quer que ele não seja nada difícil, que corra tudo muito bem. É importante que a gente pense assim para que as coisas aconteçam da melhor maneira possível”, disse.

Fábio destacou a qualidade e o empenho dos professores em oferecer sempre o melhor para os alunos. E isso, de acordo com ele, se deve à qualificação dos educadores da Rede Municipal. “A nossa equipe de profissionais está muito afiada e está sendo capacitada”, destacou. “E com certeza vai exigir também. Vai ser um grande ano para a Educação de Campo Verde”, previu.

Secretária municipal de Educação e Cultura, Andréa Schroeter lembrou que o planejamento é uma ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer atividade. “O planejamento é essencial para nossa vida diária”, destacou. “E, obviamente, dentro da Educação planejar é essencial. O professor tem que saber planejar sua aula, ele tem que saber planejar a aula do dia, para o mês e para o ano para poder dar conta dos conteúdos”, disse.

A secretária lembrou também que o planejamento, além de ser importante para os professores, é indispensável para o gestor escolar. “Ele também tem que planejar a sua gestão. Quais são as prioridades? O que realmente vai melhor a Educação?”, orientou. Com 30 anos de magistério, Andréa frisou que a falta de planejamento prejudica o avanço da Educação.

Do alto de sua experiência como educadora, a secretaria observou que os problemas enfrentados agora são os mesmo de décadas passadas. “Muitas vezes a gente se desgasta, a gente corre atrás de coisas que não vão melhorar essencialmente a Educação. Isso é uma falha que nós temos hoje no nosso país. Nós temos que parar, pensar, analisar e planejar realmente o que é essencial e o que é necessário para a Educação melhorar”, disse ela. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Educação e Cultura