101Para 400 famílias de Campo Verde que vão morar no Residencial Recanto dos Pássaros, o sábado (27) será de alegria e marcará o começo de uma nova fase. É que elas receberão as chaves da tão sonhada casa própria e, a partir de agora, ficam livres do aluguel. A entrega das chaves será às 14 horas, no Residencial.

As casas foram construídas pela Construtora Amazon e financiadas pelo Banco do Brasil através do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal e contempla famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil. Todo o cadastramento dos mutuários foi feito pela Secretaria Municipal de Habitação e os documentos encaminhados ao Banco para aprovação.

Cada casa tem 44,6 metros quadrados divididos em dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Além de um teto próprio, os moradores vão ter também qualidade de vida. O bairro é todo pavimentado, tem amplas avenidas com canteiros gramados, calçadas e é servido por rede de esgoto.

As obras do Residencial Recanto dos Pássaros foram concluídas e entregues ao Banco do Brasil no dia 15 de dezembro do ano passado e os contratos assinados pelos moradores nos dias 16 e 17 deste mês. “Nós sabemos o quanto as famílias contempladas estavam ansiosas, mas tudo tem seus trâmites legais, seus prazos a serem cumpridos. Mas agora tudo está certo, as casas serão entregues e que todos sejam muito felizes na nova moradia e que cuidem bem dela”, disse o prefeito Fábio Schroeter.

Quem estava mesmo ansiosa era a dona de casa Marli Aparecida Trajano. Agora que vai ter sua própria casa, ela está consciente de que a vida vai mudar para melhor. “Porque o dinheiro que era pra gente pagar o aluguel sobra para outra coisa, para comprar um material de escola, uma carne pra comer, um remédio”, disse ela.

Dona Marli mora em Campo Verde há 11 anos e nunca teve casa própria. Todo mês, R$ 500 da renda familiar ia para o aluguel. Esse dinheiro que sai do orçamento faz falta até mesmo para que a família tivesse uma alimentação melhor. “Às vezes a gente deixa de comprar uma mistura, uma verdura, uma fruta para as crianças pra poder pagar o aluguel”, contou.

Os R$ 500 que vão sobrar a partir de agora, Dona Marli já sabe o que eles vão proporcionar. “A gente vai poder cuidar melhor dos filhos, que a gente pensa é nas crianças mesmo, né?”, frisou ela, que é mãe de cinco filhos, dois ainda moram com a família. E além de poder cuidar melhor dos filhos, Dona Marli tem planos para a nova moradia. Como o marido é pedreiro, ela planeja aumentar a casa. É sonho se realizando. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)