Aula inaugural reúne participantes do Projeto Bombeiro do Futuro

2Com a presença de pais, familiares e de autoridades municipais, o Projeto Bombeiros do Futuro teve sua aula inaugural realizada na última sexta-feira (12) no Centro de Atendimento ao Idoso Benno Jhoner.

O Projeto Bombeiros do Futuro foi criado pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso em 2006 e desenvolvido em Campo Verde entre 2009 e 2010 e vai atender 48 crianças de ambos os sexos com idade entre 9 e 14 anos.

A metodologia do Projeto consiste em utilizar a disciplina militar aliada a noções de civismo, cidadania, preservação do meio ambiente, prevenção de incêndio, entre outras atividades. “O projeto Bombeiros do Futuro consiste em nós adequarmos a doutrina militar aliado à metodologia de ensino educacional”, explicou o 2º tenente Amir de Souza, coordenador do Projeto.

De acordo com Souza, essa forma de trabalho permite atuar diretamente na formação crianças participantes. “Nós conseguimos proporcionar a elas essa transformação tanto no social quanto familiar, de uma nova visão de respeito para com o próximo, para com os pais, para com as coisas; do civismo, da moral, da ética”, destacou o militar.

Presidente da Câmara, o vereador Welson Paulo da Silva destacou a importância do Projeto para a formação das crianças e dos adolescentes. “Esses jovens estão em uma idade em que, de agora em diante, eles passam a descobrir suas vocações, a formatar as suas vidas e eu não tenho dúvidas de que o projeto vai contribuir muito com a formação de grandes cidadãos”, disse ele.

A capitã Pryscilla Jorge Machado de Souza, comandante da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Campo Verde explicou como será desenvolvido o Projeto. “Vai funcionar todos os sábados das 8h00 as 12h00. Vai ter aula de atividades desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros, primeiro socorros, prevenção de acidentes no lar, palestras sobre higiene bucal, cidadania, psicologia comportamental”, disse.

O projeto Bombeiros do Futuro será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que ficou responsável por fornecer os uniformes, os calçados e o lanche que será servido aos participantes.

A capitã Pryscilla adiantou que a ideia do Projeto não é, exclusivamente, de formar bombeiros, mas sim, cidadãos. “A gente visa contribuir com a formação, com a educação da criança e esperar que a gente consiga plantar a semente pra que se tornem, quem sabe, um bombeiro do futuro”, disse.

O prefeito Fábio Schroeter, que, juntamente com a secretária de Assistência Social e primeira-dama Rosilene Sanguini Schroeter, participou da aula inaugural, também salientou a importância do projeto. “É de um cunho social que vai colocar crianças, jovens a receber uma formação em relação aos Bombeiros. Eu vejo que vai ser de grande ganho para essas crianças e para os familiares”, destacou. “Tenho certeza absoluta que vai ser de grande valia pra essas crianças, para esses jovens, na inserção deles na nossa sociedade”, completou.

Tenente coronel Vanderlei Bonoto, comandante do Comando Regional II, destacou a parceria feita com a Prefeitura para que o Projeto pudesse ser desenvolvido em Campo Verde. “Essa parceria proporcionou que a gente fizesse esse trabalho fundamental”, ressaltou ele. “Porque nos precisamos dar aos nossos jovens, no contra turno da escola, uma atividade. Se transforma a sociedade pela educação, pela cultura, pelo lazer, o esporte”, completou.

Bonoto também lembrou que muitas crianças sonham em ser bombeiros. “Então, a gente, aliado a essa vontade das crianças de estarem próximos à instituição, e com o trabalho em parceria com a prefeitura, todos nós saímos ganhando, especialmente as crianças”, completou. (Valmir Faria – Supervisor de comunicação/ASCOMCV)