_MG_0355A Prefeitura de Campo Verde, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, responsável pela organização e realização do XXII Festival da Canção Campo-verdense (FESCCAM), que aconteceu entre os dias 4 e 8 de agosto, homenageou no último dia do evento, um de seus mais tradicionais participantes: José de Moura.

Figura conhecidíssima na cidade, aonde chegou na década de 1980, Moura participa do FESCCAM desde sua primeira edição, em 1993. Apaixonado pela música, ele tem participação importante na história, na cultura e no esporte de Campo Verde.

Moura é o autor da letra do Hino de Campo Verde e foi o idealizador do primeiro Carnaval de rua da cidade, além de ter dirigido equipes de futebol amador nos anos de 1990. Nos FESCCAMS realizados ao longo de mais de duas décadas, José de Moura é mais que um dos participantes: é um verdadeiro “showman”, animando e contagiando o público com suas apresentações.

Sempre alegre, Moura se emocionou com a homenagem. “Olha, eu me controlei para não chorar. A verdade é essa”, revelou. “Mas eu estou muito feliz, eu estou com 65 anos e eu quero passar essa experiência da cultura para as crianças, jovens e adolescentes da nossa cidade”, completou, destacando o apoio que recebe da família.

A homenagem recebida, Moura fez questão de dividir com seus familiares. “A cultura é tudo na vida do ser humano e eu quero dividir esse troféu com a minha família, com todos os professores que me deram apoio sempre, aos diretores de vários colégios”, disse.

Moura agradeceu também ao prefeito Fábio Schroeter, de quem é conhecido de longa data. “Ele sempre teve um tratamento excelente, é uma pessoa maravilhosa. Ele hoje, como prefeito, é uma pessoa que luta e trabalha sempre pelo nosso município e espero que Deus dê muitos anos de vida e que ele continue esse trabalho maravilhoso na nossa administração”.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Aparecido Rudnick, que representou o prefeito Fábio Schroeter, a homenagem prestada a José de Moura foi justa e merecida. “O Moura é uma pessoa que vem sempre contribuindo com a cultura do nosso município. Ele foi a primeira pessoa que se preocupou em fazer o carnaval de rua e, além disso, participou de todos os Festivais da Canção, nunca com a intenção só de ganhar, mas de contribuir, de participar, de estar levando alegria às pessoas”, disse.

Rudnick destacou que o troféu entregue a Moura foi um reconhecimento a tudo que ele já fez por Campo Verde. “Em nome do prefeito Fábio, eu quero deixar registrado esse reconhecimento ao Moura e, em nome de toda nossa população de Campo Verde, dar os parabéns ao Moura por todo o trabalho pela dedicação que ele com o nosso município”, disse. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Sobre o autor