Carreta NovartisNos próximos dias 17 e 18 de agosto, em parceira com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAB) e com a Novartis, a Secretaria Municipal de Saúde traz para Campo Verde o Projeto Carreta da Saúde.

A carreta é um veículo adaptado com consultórios onde são realizados consultas e exames para a identificação dos casos de hanseníase e percorre todo o Brasil levando atendimento gratuitamente. Em Campo Verde ela ficará estacionada em frente ao Posto de Saúde da Família Parque das Araras, na Avenida São João Batista, no Jardim Campo Verde.

A hanseníase é uma doença que se caracteriza pelo surgimento de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele, em regiões como pés, mãos, rosto, nádegas e pernas. Outro sintoma é a perda ou alteração da sensibilidade. Também pode ocorrer queda de pelos, principalmente nas sobrancelhas, e o surgimento de nódulos doloridos.

O projeto Carreta da Saúde é desenvolvido em um esforço conjunto entre o MORHAN e o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde. Ao longo de sua história, beneficiou mais de 17.000 pessoas em 18 estados e diagnosticou mais de 1.900 casos. Estima-se que a Carreta de Saúde diagnostica 25% dos casos de hanseníase registrados no Brasil a cada ano, fornecendo, assim, uma cooperação única com os organismos nacionais de saúde pública no que se refere à eliminação desta doença. (Valmir Faria – Supervisor de comunicação/ASCOMCV)

Categorias: Saúde

Sobre o autor