1Entre os dias 17 e 18 de junho o SEBRAE/MT em parceria com a Prefeitura de Campo Verde realiza o VII Fomenta Mato Grosso – Seminário de Compras Governamentais. O evento, que contará com palestras, painel de debate e oficinas, será realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial (ACICAVE).

O Fomenta Mato Grosso, de acordo com o assessor jurídico e gestor de Políticas Públicas do SEBRAE/MT Roque Zacarias Licciardi, tem como objetivos repassar informações sobre como funcionam as compras feitas pelos governos federal, municipal e estadual e estimular os pequenos empreendedores e empresários a negociarem com os órgãos públicos.

Segundo ele, as compras governamentais têm grande importância no desenvolvimento econômico regional. “O evento é importante para unir as duas pontas: de um lado os órgãos governamentais do outro a empresários”, disse. “Estima-se que por ano as compras públicas movimentem R$ 500 bilhões”, completou.

Chefe da Controladoria Geral da União em Mato Grosso, Sérgio Akutagawa, vê o VII Fomenta Mato Grosso como uma ótima oportunidade para que os empresários que têm intenção de negociar com os órgãos públicos aprendam como proceder e tirem suas dúvidas.

Akutagawa e Licciardi estiveram hoje em Campo Verde. Os dois se reuniram com o prefeito Fábio Schroeter e com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Aparecido Rudnick para detalhar os preparativos para o evento.

Acompanhados por Rudnick, eles conheceram o auditório da ACICAVE e visitaram o Museu da História de Campo Verde Marechal Cândido Rondon, localizado na comunidade histórica de Capim Branco.

Fábio Schroeter classificou como importante a realização do Fomenta Mato Grosso no Município. Segundo ele, as compras feitas pela Prefeitura nas empresas instaladas em Campo Verde são de fundamental importância para o desenvolvimento local. “Incentivam a geração de emprego, de renda e contribuem com o crescimento da nossa economia, uma vez que o dinheiro fica na cidade”, disse.

Aparecido Rudnick também destacou a importância do evento, pois, de acordo com ele, servirá para “estimular as relações comerciais entre a iniciativa privada e os órgãos governamentais”.

De acordo com a programação do Fomenta Mato Grosso, no dia 17, entre 13h30 e 17h30, será realizada a oficina “Compras governamentais para compradores”, tendo como público alvo prefeitos, gestores públicos, presidentes de Comissão de Licitação e pregoeiros dos órgãos públicos e prefeituras. Das 18h30 às 22h30, acontece a oficina “Compras governamentais para Fornecedores”, voltada às pequenas empresas.

A abertura oficial do evento será no dia 18, às 8h00. Em seguida acontece a palestra “A importância das compras governamentais através da Lei Geral 123/2006, com atualização da Lei Complementar 147/2014”, com Felipe Asaloni.

Às 10h15, o palestrante Arnaldo Júnior, falará sobre o tema “O uso do poder de compras como fator de incentivo ao desenvolvimento local”. Em seguida acontece o painel de debates com representantes do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, do Ministério Público Estadual, da Controladoria Geral da União e do SEBRAE/MT.

Às 13h30, o tema da palestra a ser abordado por Suenia Souza será “Sustentabilidade nos pequenos negócios”. Às 14 horas, Luiz César Pivovar fala sobre “A importância das compras governamentais para a agricultura familiar”. Às 15h45, o ex-prefeito de Colíder Celso Banazeski, apresenta o painel “Experiência de Sucesso”. Em seguida, será aberto o painel de perguntas. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)