4O dia 31 de maio, data em que se comemora o “Dia Mundial Antitabagismo”, teve em Campo Verde ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Durante a manhã do último sábado, enfermeiro e técnicos de enfermagem realizaram testes de glicemia (diabetes) e aferição de pressão arterial, além de distribuírem panfletos sobre vida saudável e o risco do cigarro e do sedentarismo para a saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 150 pessoas foram atendidas na Feira Livre Municipal.

O cigarro, de acordo com os órgãos de saúde, o fumo aumenta os risco de infarto do miocárdio, de acidente vascular cerebral (AVC), além de contribuir para o desenvolvimento de câncer de boca e de pulmão.

O hábito de fumar foi amplamente incentivado nas décadas de 1970 e 1980 através da televisão. As propagandas da época pregavam que fumar era charme, era elegante e sinônimo de sucesso. Tentava até mesmo associar o tabagismo ao esporte, passando a ideia de que quem fumava levava uma vida saudável.

Hoje, a mesma mídia que estimulou está ajudando a combater o vício. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de fumantes no Brasil caiu em 30% nos últimos anos, sinal de que a conscientização está superando a vontade de fumar. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)