Prefeito vistoria obra na cidade e recuperação de estradas na zona rural

IMG_7972O prefeito Fábio Schroeter visitou na manhã deste sábado (13) duas importantes regiões na zona rural de Campo Verde onde estão sendo executadas obras de melhorias nas estradas pela Secretaria Municipal de Obras e Viação.

Acompanhado pelo secretário Fabiano Teruel, Fábio esteve na região dos Schenkel, onde estão sendo recuperados e readequados cerca de 20 quilômetros de estradas com patrolamento e encascalhamento. Os trabalhos estão sendo executados em parceria com produtores rurais, que estão cedendo máquinas e o cascalho que está sendo utilizado.

O prefeito visitou também o Parque de Exposição Marco Antônio Esteves da Rocha, que está sendo preparado para a realização da 16ª Expoverde, que será realizada entre os dias 1 e 4 de julho.

Na zona urbana, Fábio vistoriou a construção de mais de 300 metros de galerias pluviais na Avenida Brasília. “Esse é o trabalho inicial para que possa ser feita a pavimentação”, explicou.

IMG_8014De acordo com o prefeito, a avenida deverá ser asfaltada através de parceria entre o Município e a iniciativa privada. “Primeiro vamos fazer a drenagem das águas pluviais e em seguida a Prefeitura já vai fazer a base e na sequência vamos fazer uma parceria com as empresas daqui para fazer a capa. Depois a Prefeitura entra com a construção dos meios-fios e finalização dos trabalhos”, explicou.

Fábio Schroeter encerrou as visitas no Assentamento Santo Antônio da Fartura, onde, de acordo com o secretário Fabiano Teruel, cerca de 122 quilômetros de estradas foram recuperados nas últimas três semanas.

Além das estradas principais, Teruel informou que estão sendo melhorados os acessos existentes ou abertos novos caminhos até às áreas de plantio, como na propriedade do pequeno produtor Joel Pereira dos Santos, onde uma subida logo na entrada dificultava a retirada da produção devido ao aclive acentuado.

O trecho teve o leito rebaixado pela Secretaria de Obras e Viação, facilitando a passagem dos caminhões que fazem o transporte do tomate e de outras verduras e legumes produzidos pelo pequeno agricultor. “Ficou bom demais”, afirmou ele. “No tempo da chuva estava com dificuldade para descer, a gente produz aqui e não tinha nem como descer”, lembrou.

Para poder retirar os produtos, o caminhão tinha que passar pela propriedade de um vizinho, o que não será mais necessário. “Agora ficou dez, agora beleza”, disse. Joel está preparando 1,5 hectare para o cultivo de tomate, de onde espera colher 350 caixas.

Além das regiões visitadas hoje pelo prefeito, a Secretaria de Obras e Viação recuperou recentemente as estradas do Assentamento Taperinha, da comunidade histórica de Capim Branco e do Assentamento Dom Ozório.

De acordo com o prefeito Fábio Schroeter, manter a malha viária em boas condições é fundamental para os produtores. “É o que eles mais precisam: estradas em boas condições para poderem trafegar, para poderem tirar a sua produção”, destacou.

Fábio ressaltou que sua administração, ao longo dos últimos dois anos e meio, tem procurado manter a malha viária em condições de trafegabilidade. “E a gente tem dado esse apoio, na medida do possível, fazendo o máximo esforço para que a gente possa cada vez mais, dar melhores condições para os assentamentos, para os pequenos produtores rurais. E não está sendo diferente aqui no Santo Antônio da Fartura, onde a gente tem feito um grande trabalho, fazendo todas as estradas, os acessos dos sítios, levando até onde está a produção, para facilitar a vida daqueles que tiram daqui o seu sustento”, disse.

O prefeito destacou a importância do Assentamento Santo Antônio da Fartura e dos outros assentamentos da reforma agrária para a economia do Município. “Esse é um assentamento que tem uma produção muito elevada. Além de Campo Verde, abastece até a capital. E é um modelo, realmente, para o Mato Grosso. E a gente quer estender todo esse trabalho – e temos feito isso, nos outros assentamentos. O Santo Antônio da Fartura é importante, mas nós temos outros assentamentos também onde temos dado toda atenção”, disse.

De acordo com o secretário Fabiano Teruel, após a conclusão dos trabalhos no Santo Antônio da Fartura, o maquinário da secretaria de Obras e Viação será deslocado para o Assentamento 14 de Agosto. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)