IMG_9837Enquanto em muitos municípios brasileiros, a Saúde Pública ganha a mídia devido à precariedade, Campo Verde está dando exemplo de que com determinação e gerenciamento eficaz dos recursos, além do comprometimento da equipe técnica, é possível avançar cada vez mais em direção a um atendimento de excelência.

De acordo com o Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, em 2014 entre os 19 municípios da região Sul de Mato Grosso, Campo Verde foi o que mais se destacou no alcance das metas e pactuações estipuladas pelo Ministério da Saúde. 67 indicadores são levados em consideração pelo MS.

Entre eles estão a cobertura, por estimativa, pela equipe de atenção básica, cobertura por estimativa, pela equipe de saúde bucal; número de exames citopatológico (colo de útero), número de mamografias realizadas, procedimentos ambulatoriais de média complexidade, internações clínicas, cirurgias de média complexidade, taxa de mortalidade infantil, taxa de mortalidade materna e cobertura do Centro de Atendimento Psicossocial.

Também são considerados a proporção de vacinas do calendário básico, ou seja, número de pessoas vacinadas durante as campanhas; número de imóveis visitados para controle da dengue, número de trabalhadores que atendem no SUS com vínculo profissional e as ações de educação permanente realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Para o prefeito Fábio Schroeter, o fato de Campo Verde ter sido o Município que registrou o melhor desempenho na avaliação do Ministério da Saúde é a confirmação de que as ações administrativas e os investimentos feitos estão surtindo os resultados desejados. “E isso nos deixa muito feliz porque o que queremos, realmente, é oferecer uma saúde pública cada vez melhor para nossa população”, disse ele.

Secretária municipal de Saúde, Sandra Badoco também frisou que esse destaque regional mostra que o Município tem feito o que se deve para melhorar um setor que é considerado um dos grandes gargalos das administrações. “Isso demonstra que Campo Verde tem evoluído, Campo Verde tem prestado um serviço de qualidade para a população”, disse. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)