apicultorA apicultura, como todas as atividades relacionadas à agricultura familiar, se bem conduzida e com incentivos do poder público, pode trazer bons resultados. E para que a atividade possa ser mais uma fonte de renda complementar aos pequenos agricultores, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente (SEDAM) de Campo Verde via distribuir caixas para a criação de abelhas.

AS colmeias, de acordo com a SEDAM, serão repassadas de acordo com as condições da propriedade, sendo que cada produtor poderá receber entre 1 e 5 caixas para a criação. “Tudo vai depender de uma avaliação que será feita e que levará em consideração a proximidade com a água e a oferta de alimentos para as abelhas”, explicou Pedro Cambará, ex-secretário municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente que idealizou o programa. Cambará deixou o cargo na última quinta-feira (30) para assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores.

Para que a apicultura apresente os resultados esperados, a Administração Municipal vai reformar e instalar os equipamentos necessários para o processamento do mel na “Casa do Mel”, construída no Assentamento 14 de Agosto. As colmeias, conforme informou Pedro Cambará, serão distribuídas gratuitamente aos produtores. No total, segundo ele, serão repassadas 250 caixas. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)