Prefeito prestigia “Semana de Museus” e destaca importância dos pioneiros

107Iniciada ontem (20), a “13ª Semana de Museus” está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo na comunidade histórica de Capim Branco, onde está instalado o Museu da História de Campo Verde Marechal Cândido Rondon.

Hoje pela manhã (21) o prefeito Fábio Schroeter acompanhou as atividades que estão sendo desenvolvidas durante o evento. Acompanhado pelo secretário Aparecido Rudnick e pelos alunos da Escola Monteiro Lobado e Jupiara, Fábio assistiu a peça “Campo Verde: Dos Índios ao Algodão”, encenada por atores do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Ele parabenizou o grupo de atores pela apresentação e destacou a importância da realização da Semana de Museus para a preservação da história e reconhecimento aos pioneiros. “Parabéns, foi muito bacana mesmo”, disse. “E acho que a nossa história tem que ser realmente preservada e contada”, completou.

Fábio observou que futuramente, as pessoas mais jovens vão contar a história que retrata a saga da colonização da região onde hoje está Campo Verde desde os índios bororos, passando pelas famílias Borges e Fernandes, que chegaram em 1886; pelos nordestinos que vieram para a localidade de Ponte Alta, hoje município de Chapada dos Guimarães, no início da década de 1900, e pelos sulistas, que migraram para o cerrado mato-grossense nos anos de 1960, até os dias atuais, onde o algodão, a soja, o milho e a criação de frangos colocam o município em destaque no cenário nacional e internacional.

“Mas não só isso. Cada um de nós vai fazer a sua história e outros vão contar a nossa história que estamos vivendo hoje”, disse o prefeito. “Então é importante que a gente tenha conhecimento de como nasceu Campo Verde, desde o início, e que a gente possa valorizar isso, porque se a gente está aqui hoje usufruindo de uma cidade, as pessoas que a começaram suaram muito, trabalharam muito para construir tudo isso que existe aqui hoje. Então é importante a gente reconhecer isso e saber como tudo se iniciou”, completou.

O prefeito classificou com emblemático o local onde a peça teatral está sendo encenada para os alunos das redes pública e particular de ensino, por ser onde o então tenente Cândido Mariano da Silva Rondon (depois Marechal Rondon), construiu a primeira estação telegráfica do interior de Mato Grosso. A 13ª Semana de Museu termina nesta sexta-feira (22). (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)