3A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo abriu oficialmente hoje (20), a 13ª Semana de Museu. Em Campo Verde, o evento, que segue até o dia 22 na comunidade histórica de Capim Branco, onde está instalado o Museu da História de Campo Verde Marechal Cândido Rondon, está em sua quarta edição.

Nesta edição o tema da Semana de Museu será “Museus para uma sociedade sustentável”. Várias atividades serão realizadas durante o evento, como colagem e apresentação da peça teatral “Campo Verde: do Índio ao Algodão”. “Essa programação foi feita para que nós consigamos trazer mais crianças para participar”, disse o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Aparecido Rudnick.

Encenada por atores do Departamento Municipal de Cultura, a peça retrata de forma resumida a história da colonização da região – que no passado foi habitada pelos índios bororos – desde o início até o dias atuais, quando o agronegócio, com destaque para o algodão, colocou Campo Verde em destaque no cenário brasileiro.

Hoje pela manhã, alunos da Escola Municipal Dona Sabina Lazarin Prati e do Lar Maria de Lourdes, visitaram o museu. Além de assistirem a encenação da peça teatral e fazerem colagem em papel, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história de Campo Verde.

Reforma – Para realizar a Semana de Museus, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, atendendo a determinação do prefeito Fábio Schroeter, investiu cerca de R$ 10 mil na reforma do prédio que abriga o Museu da História de Campo Verde.

O prédio, que é uma réplica da primeira estação telegráfica do interior de Mato Grosso, foi construída pelo então tenente Cândido Mariano da Silva Rondon e inaugurada em 1896. Capim Branco foi o primeiro núcleo urbano da região e por muitas décadas, foi referência para viajantes e centro de comércio para os moradores. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)