18Como parte das ações para lembrar o “Dia Mundial da Água”, comemorado no último dia 22, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente (SEDAM) de Campo Verde programou uma série de ações que serão desenvolvidas entre os dias 23 e 27 de março.

Uma das ações programadas é o ciclo de palestras onde serão abordados temas ligados à economia, preservação de mananciais e fontes e qualidade da água. O evento será realizado nesta terça-feira (24) no Centro de Eventos Juventude.

As palestras terão início às 19h30. A primeira palestrante será Leonice Lotufo, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Em seguida será a vez do mestre em gestão de recursos hídricos, engenheiro agrônomo e consultor em agroecologia, Carlos Henrique Checoli.

A terceira palestra da noite será ministrada pelos engenheiros ambientais da Águas de Campo Verde/Nascentes do Xingu, Felipe Pilam e Murilo Formiga. Em seguida será a vez da professora doutora do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso, Eliana F. G.S Dores ministrar palestra.

Em todo o mundo, populações inteiras sofrem devido à pouca oferta de água potável. Essa escassez, de acordo com pesquisadores, é provocada por vários fatores. O desmatamento e a poluição provocados pelo homem estão entre as principais causas que contribuem para a falta de água.

Em Campo Verde, onde o abastecimento vem de poços artesianos, o risco de faltar água ainda é uma possibilidade remota e o potencial hídrico do município é considerado excelente. De acordo com o coordenador de Meio Ambiente da SEDAM, Edson Silva Castro os grandes e médios rios que cortam o município ainda estão conservados e saudáveis.

O que preocupa, segundo ele, são as pequenas nascentes e mananciais, que, em alguns casos, necessitam de maior atenção e de ações de preservações ou até mesmo de recuperação, como o repovoamento das margens e das cabeceiras com árvores nativas ou frutíferas. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Categorias: noticias

Sobre o autor