reunião saúde1O prefeito Fábio Schroeter e a secretária municipal de Saúde Sandra Fávaro Badoco participaram na última sexta-feira (6), em Cuiabá, de uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Marco Bertúllio, que contou também com a presença de prefeitos e secretários de municípios que fazem parte do Consórcio Regional de Saúde Sul (Coress).

Na pauta da reunião estavam os serviços prestados pelos municípios e a forma como eles são ofertados à população, além das demandas e necessidades dos hospitais municipais, assuntos que serão debatidos no próximo dia 19, durante reunião a ser realizada em Rondonópolis e onde está presente o secretário Marco Bertúlio.

A secretária de Saúde de Campo Verde, Sandra Fávaro Badoco deixou a reunião satisfeita. “Nós estamos bastante confiantes e otimistas com as propostas que o secretário Marco Bertúlio tem apresentado. São propostas que realmente vêm de encontro com as necessidades dos Municípios e nós estamos crendo que agora nosso município, nosso estado, nossa saúde, terão uma atenção diferenciada”, disse.

De acordo com o secretário Marco Bertúlio, os municípios elaborarão um plano de trabalho operacional para poder definir que serviços existem e quais serão ofertados para atender a população específica dos municípios onde existem hospitais, e também que serviços serão referenciados para municípios vizinhos. “Para que, a partir daí, a gente possa fazer o encaminhamento de quanto isso vai custar e que o serviço passe a ser referenciado para a região e não só mais para referência municipal”, disse Bertúlio.

Fábio Schroeter destacou a importância de o Estado e Municípios trabalharem em conjunto, de forma alinhada, para que resultados positivos possam ser atingidos. “A gente está num entendimento de fazer pactuações, de fazer com que o consórcio tenha uma atuação mais efetiva, embora ele já tenha uma ótima atuação, mas isso pode ser ampliado. E é uma maneira também de o Estado chegar mais próximo da população em cada município”, disse o prefeito.

O encontro entre prefeitos e o secretário Bertúlio foi intermediada pelo deputado estadual Max Russi. “A gente agradece ao deputado Max por essa reunião, por ter nos trazido até a Secretaria. A gente entendeu que dessa reunião vai surgir muita coisa boa”, destacou Fábio Schroeter.

Max Russi reconheceu que o Poder Público precisa melhorar a qualidade do atendimento, devolvendo dessa forma, os tributos pagos pelo cidadão. “Isso, infelizmente não vem acontecendo, as demandas são muito grandes e a gente precisa melhorar nossa saúde pública”, disse.

O parlamentar também ressaltou que “o Estado se comprometeu a fazer investimentos e, dia 19, junto com o secretário de Saúde em Rondonópolis, discutindo a problemática da saúde de toda região, tenho certeza que Campo Verde e todos os municípios serão beneficiados com recursos, melhorando a saúde, fazendo o atendimento e resolvendo o problema do cidadão”. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)