10 Após a assinatura dos Termos de Cooperação Técnica no último sábado no Assentamento Dom Ozório, o Governador Pedro Taques frisou que em seu governo, compromissos assumidos são compromissos cumpridos.

“Não adianta ficar só falando e falando muito”, disse ele. “Nós temos que vir ouvir as pessoas, ouvir as demandas e buscar, de alguma forma, resolver. A nossa administração vai buscar resolver a questão dos assentamentos”, disse.

Taques lembrou que muitos assentamentos de Mato Grosso ainda não têm a regularização fundiária, o que dificulta para os pequenos produtores que precisam de apoio, de extensão rural e pesquisa. “Com o fortalecimento da Empaer, nós faremos isso”, afirmou.

O governador ressaltou que os produtores necessitam também de crédito para produzir e de formas eficientes para comercializar a produção e se desenvolverem. “É preciso fazer com que o Estado seja um indutor desse desenvolvimento”. Pedro Taques destacou ainda que a parceria entre o Estado e o Município é fundamental para o fortalecimento das comunidades oriundas da Reforma Agrária.

Ele também parabenizou o prefeito Fábio Schroeter por ter, por meio do secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente, Pedro Cambará, provocado a parceria firmada através dos Termos de Cooperação Técnica.

“Quero cumprimentar o Fábio”, disse ele. “Nós assinamos esse primeiro convênio entre a Empaer, o Estado de Mato Grosso e o Município de Campo Verde, o que mostra que o prefeito Fábio é daqueles prefeitos que trabalham pelo desenvolvimento não só de uma parte da população, mas da parte da população que mais precisa”, destacou.

Para Fábio Schroeter, a vinda do governador ao Assentamento Dom Ozório não representa o fim dos problemas daquela comunidade, mas já é um começo. “Só o fato de ele vir à nossa cidade, principalmente aqui ao Assentamento, nos deixa muito alegres”, disse o prefeito. “Porque a gente percebe que há uma visão diferente de um governante”, completou.

Para o prefeito, a visita de Taques demonstra que o novo governo tem interesse em fazer aquilo que é preciso. Fábio disse que o município sabe o que precisa ser feito mas nem sempre dispõe de recursos suficientes e, muitas vezes, segundo ele, o Estado é omisso no atendimento das demandas. Com o atual governo, o prefeito acredita que isso vá mudar. “A gente está vendo que nesse governo vai ser muito diferente e a gente vai ter essa participação”, disse.

Fábio afirmou que o município vai contribuir para a resolução das demandas. “A gente não está querendo que o Governo do Estado faça tudo sozinho não, nós somos parceiros, vamos colocar (recursos) juntos para resolver os problemas. E acho que a comunidade aqui do Dom Ozório entendeu isso e está acreditando, realmente, que as coisas vão acontecer”, disse. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)