9 esssa para o site-1A Administração Municipal de Campo Verde tem investido em um setor que é um dos grandes gargalos dos Governos Federal e Estadual: A Segurança Pública. Para aumentar a sensação de segurança da população e contribuir com a diminuição dos índices de criminalidade, a Prefeitura de Campo Verde instalou em 2014 oito câmeras de vídeo em pontos estratégicos da cidade e uma central de monitoramento. Mais duas câmeras deverão ser instaladas.

E para melhorar ainda mais a vigilância eletrônica na área urbana, o prefeito Fábio Schroeter, acompanhado pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Aparecido Rudnick, esteve reunido com o secretário-adjunto de Integração de Segurança Pública, coronel PM Joelson Sampaio, na última sexta-feira (23) em Cuiabá, onde apresentou a proposta de parceria para a instalação de um sistema de videomonitoramento veicular.

O sistema, de acordo com o prefeito, captura através de fotografias acionadas por sensores instalados na pista, as placas dos veículos e faz o reconhecimento através de um sistema chamado Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR).

As informações são gravadas e enviadas a um sistema que as processa e identificada se aquele veículo consta como roubado ou foi utilizado na prática de algum crime. “É um grande avanço”, destacou Schroeter. “A gente consegue identificar algumas situações que tenham a ver com a criminalidade, com esse trânsito de veículo, de motos e caminhões, auxiliando, em muito, a polícia para fazer o seu trabalho”, completou.

Além de apresentar a proposta para a instalação do sistema no município, o prefeito Fábio Schroeter pediu o apoio financeiro do Estado para sua execução. “A gente trouxe um pré-projeto para o secretário, para que ele possa analisar, sentar com seus pares para poder ver a possibilidade de fazer uma parceria com o município de Campo Verde para que a gente possa implantar este projeto”, explicou.

Conforme informou o prefeito, o custo para implantação do sistema é alto. O software com capacidade para fotografar 300 placas por minuto custa R$ 300 mil. A esse valor deve ser acrescido o custo de aquisição das câmeras e da central de monitoramento.

Fábio lembrou que, por ser um investimento alto, o Município sozinho não terá condições de custeá-lo. “Estamos confiantes que o Governo vai ser parceiro nesse projeto”, disse. “Nós precisamos de algum suporte para que a gente possa implantar”, ressaltou.

Fábio lembrou que a parceria é fundamental para que a Segurança Pública possa ser melhorada e que a Administração Municipal está fazendo a parte dela. “O mais importante que eu vejo é o reconhecimento do Município de que a segurança é um dever de todos, não é um dever apenas do Governo do Estado, do Governo Federal, é um dever do Município também”, disse.

Ao final da reunião, o prefeito, mais um vez, afirmou sua confiança no Governador de Mato Grosso. “Eu acredito muito no Governo do Estado, no Governador Pedro Taques e, pelas primeiras ações a gente realmente vê que vai ter um grande diferencial, que a Segurança vai ser uma das prioridades, assim como a Saúde e a Educação. E isso vai impactar muito na sociedade. A gente tem a obrigação, o dever de ser parceiro nesses casos. Então eu realmente estou bastante confiante que o Governo vai ser parceiro nesse projeto”, disse. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)