Fábio na serrinha37-1Localizada a cerca de 50 quilômetros de Campo Verde, a comunidade da Serrinha é formada por pequenas propriedades onde a agricultura e a pecuária são exploradas em pequena escala. Para tornar essas atividades sustentáveis economicamente, a Prefeitura de Campo Verde está implantando ações que vão proporcionar a diversificação da agricultura familiar.

No último domingo (26), o prefeito Fábio Schroeter e o secretário de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente Pedro Cambará, acompanhados pelo vereador Zé Maria, entregaram à Associação dos Moradores da Serrinha, um resfriador de leite com capacidade para armazenar 1000 litros.

O equipamento foi viabilizado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e repassado através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, atendendo a uma demanda do deputado federal Carlos Bezerra.

De acordo com o prefeito Fábio Schroeter, o repasse do equipamento vai fomentar a cadeia produtiva do leite, proporcionar aumento da renda das famílias e incentivar os pequenos produtores. “Eu acho que a gente tem que dar todo o apoio para as comunidades da zona rural para que eles possam desenvolver mais e melhor as suas atividades, fixando, realmente, a pessoa no campo”, disse.

A entrega do resfriador, conforme disse o prefeito, faz parte das ações de apoio ao pequeno produtor que a Administração Municipal vem desenvolvendo. “O leite é um produto que tem um valor agregado alto, que exige algum investimento, mas que não é tanto”, observou. “E a Prefeitura tem mais é que fazer isso, tem a sua obrigação de fazer isso. E tenho certeza que a comunidade da Serrinha está bastante satisfeita”, disse.

O prefeito ressaltou que ainda tem muito a se fazer pela comunidade da Serrinha, que por anos ficou esquecida, sem o apoio do Poder Público Municipal. “Temos que incentivar a melhoria genética do gado para aumentar a produtividade. Tem a questão da piscicultura, que vamos trazer para cá e outras atividades. É isso que a gente está procurando fazer através da nossa Secretaria de Agricultura”, destacou.

Desde o início de 2013, quando o prefeito Fábio Schroeter assumiu a Administração Municipal, a Serrinha tem recebido atenção especial. Nesse período, as estradas da região foram recuperadas, pontes foram reformadas e reconstruídas, facilitando o tráfego de veículos e a retirada da produção.

Para o presidente da Associação dos Moradores, Carlito Martins Siqueira, a entrega do resfriador era algo que eles esperavam há anos e que vai proporcionar, além do aumento da renda familiar, uma nova fase para os produtores.

Com o equipamento, segundo ele, muita coisa vai melhorar. “Vai ficar 99% de bom porque é um lucro que a gente estava esperando há mais de quinze anos e agora que nós viemos conseguir”, frisou. “É uma nova vida para gente começar agora”, completou.

Carlito agradeceu e destacou o empenho da Administração Municipal na viabilização do resfriador. “Foi maravilhoso”, disse ele. “Através do Pedro, secretário de Agricultura, do vereador Zé Maria, que ajudou bastante, e o prefeito, que também foi mil para nós. Nós estamos muito satisfeitos”, afirmou. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação)